- 135g de mostarda de Dijon, mais 3 colheres de sopa
- ¼ de colher de chá de colorau
- pimenta preta
- sal
- 4 coxas e 4 pernas de frango
- 100g de bacon em cubos
- 1 cebola pequena, cortada em cubos
- 250ml de vinho branco
- alguns ramos de tomilho fresco
- 1 colher de sopa de sementes de mostarda
- 2 ou 3 colheres de sopa de crème fraîche (ou, em alternativa, natas)
- salsa, picada
Preparação
- Deitem para uma taça grande os 135g de mostarda de Dijon, o colorau, a pimenta e o sal. Misturem bem e deitem o frango para a taça, cobrindo todas as partes com a mistura de mostarda.
- Levem uma sertã grande a lume médio-alto e deitem-lhe o bacon. Cozinhem até começar a ganhar cor – nessa altura retirem para um prato coberto com papel de cozinha, para absorver a gordura.
- Juntem a cebola e cozinhem-na por uns minutos até começar a ficar translúcida. Nessa altura retirem-na da sertã e reservem.
- A sertã deverá ter ainda alguma gordura do bacon – se não for o caso, deitem-lhe um fio pequeno de azeite.
- Coloquem o frango na sertã, sem se sobrepor. Ainda em lume médio-alto, cozinhem o frango, deixando-o ganhar cor por todos os lados.
- O fundo da sertã poderá começar a parecer queimado, mas essa parte é importante para dar sabor ao molho, por isso não se preocupem.
- Assim que o frango estiver com uma boa cor, retirem-no e reservem-no. Deitem agora o vinho na sertã e, com uma espátula ou uma colher de pau, raspem bem o fundo da panela, soltando todos os pedaços e misturando-os bem no vinho.
- Voltem a colocar o frango, a cebola e o bacon na sertã, juntem o tomilho, e baixem o lume para brando. Tapem com a tampa e deixem cozinhar durante pelo menos 15 minutos, até o frango estar pronto.
- De vez em quando abram e virem o frango, para que a cozedura seja uniforme.
- Assim que a cozedura tiver terminado, retirem do lume e juntem as 3 colheres de mostarda Dijon, as sementes de mostarda e o crème fraîche. Misturem bem.
- Se o molho tiver reduzido demasiado e estiver demasiado grosso, podem deitar um pouco de água morna para o deixar menos espesso.
- Finalmente, deitem a salsa picada por cima e estará pronto a servir.
Opção nº 2
- 4 peitos de frango, sem osso e sem pele
- ½ cubo de caldo de galinha
- 1 pacote de natas
- 5 colheres de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo de soja
- sal e pimenta do reino a gosto
- Numa frigideira, coloque o óleo e a manteiga. Quando a manteiga parar de borbulhar, frite os peitos de frango, temperados com sal e pimenta. Reserve.
- Numa panela pequena coloque as natas e dilua o meio cubo de caldo de galinha.
- Acrescente a mostarda sem deixar ferver o molho. Espalhe sobre o frango.