Ganache de Chocolate, aqui está algo simples e versátil, pode usar para praticamente tudo, desde coberturas, recheios, molhos até bombons, mas será que uma ganache de chocolate é só a combinação de natas e chocolate?
Bem… sim e não, sim uma ganache são natas e chocolates juntas, mas depende de mais variáveis que possa pensar, tem as proporções, a temperatura e por fim a qualidade.
Para ter uma ganache especifica para o que quer tem de ter em atenção estas 3 variaveis!
Proporção numa Ganache de Chocolate
A ganache para um bombon não é a mesma coisa que uma ganache para um molho, uma é solida e cremosa e a outra é liquida e suave, para criar uma ou outra mude a proporção:
- A Ganache Clássica, a proporção é 1 Chocolate : 1 Natas, isto é o mesmo peso de chocolate e natas, isso cria um creme espesso esta é usada para recheios ou coberturas grossas de chocolate.
- Ganache para Molhos, a proporção é de 1 Chocolate : 2 Natas, isso cria um creme suave e liquido, perfeito para coberturas liquidas ou molhos para molhar outras coisas.
- Ganache para Trufas, a proporção é de 2 Chocolate : 1 Natas, isso cria uma massa suave, ideal especialmente depois de arrefecida para coisas como trufas ou recheios de bombons.
Claro que estas proporções podem ser ajustadas de acordo com o que quer fazer, por exemplo se quiser criar uma cobertura para um queque, irá querer algo entre uma Ganache Clássica e uma Ganache para Trufas, logo acrescente um pouco mais de chocolate e experimente até ficar ao seu gosto.
Temperatura numa Ganache de Chocolate
Temperatura afeta bastante uma Ganache de Chocolate, quando ainda quente esta vai ser mais liquida e por isso ideal para cobrir um bolo, ou rechear, visto que vai estar liquida e muito maleável, quando arrefecer vai ficar mais dura.
Da mesma forma se for fazer trufas, tem de arrefecer (inclusive levar ao frigorífico) a ganache antes de tirar colheres e moldar as bolas, dai ser importante ter em atenção quando deve usar a sua ganache, porque a temperatura afeta bastante o seu uso.
Qualidade numa Ganache de Chocolate
Com dois ingredientes é importante escolher os corretos para o resultado esperado.
Como sabe nem todos os chocolates são iguais e nem todas as natas são iguais, para uma boa ganache escolha sempre bons chocolates e natas.
No chocolate tenha atenção que um chocolate de culinária pode ter entre 40% até 70% de cacau, quanto mais cacau mais amargo é o chocolate e mais sólido (visto ter menos manteiga de cacau), logo o produto final pode ser mais amargo, isso pode ser o que quer, uma trufa mais amarga com uma cobertura doce pode ser deliciosa ou se quer algo mais doce use natas mais gordas ou acrescenta um pouco de açúcar, tome cuidado e ajude de acordo com os ingredientes e o objetivo final.
Receita Base de uma Ganache de Chocolate
- Chocolate de Culinária (50%) – 200gr
- Natas – 200ml
Instruções para criar a Ganache de Chocolate
- Aqueça as natas, não é preciso ferver, basta que fique quente o suficiente para derreter o chocolate.
- Depois de quente adicione o chocolate picado e mexa até o chocolate ficar bem dissolvido, e já está!
- Se quiser usar para uma cobertura ou recheio crocante, pode usar agora, se quer uma cobertura mais suave e fofa, deixe a ganache arrefecer um pouco e depois bata bem com uma batedeira até criar um creme fofo, depois é só cobrir.
Receita Base de Trufas de Chocolate
- Chocolate de Culinária (55%) – 400gr
- Natas – 200ml
Instruções para criar Trufas de Chocolate
- Aqueça as natas, não é preciso ferver, basta que fique quente o suficiente para derreter o chocolate.
- Depois de quente adicione o chocolate picado e mexa até o chocolate ficar bem dissolvido e ter uma pasta bem espessa.
- Deixe arrefecer, inclusive no frigorífico, tome cuidado que se deixar demasiado tempo ela pode ficar dura, retire do frigorífico e mexa bem e volte a levar ao frigorífico.
- Repita o processo até o chocolate ficar com a textura ao seu gosto.
- Agora retire colheradas da ganache e molde com a mão em bolinhas.
- Pode deixar estas assim ou cobrir com chocolate em pó, coco, açúcar em pó, frutos secos picados, etc