- 0,7 L de Água fria
- 6 Tomates
- 1 punhado de picado de Pimento
- 1 Pepino pequeno
- 1 Cebola pequena
- 3 grandes fatias de Pão alentejano
- 100 ml Sumo de tomate (opcional)
- Azeite e vinagre q.b.
- Sal e pimenta q.b.
- Orégãos q.b.
- 8 hastes de Hortelã da ribeira (opcional)
Corte os tomates e pepino, o pimento até encher uma mão fechada, a cebola, e uma das fatias de pão e junte à água bem fria. Triture tudo. Pode juntar sumo de tomate, se gostar. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta e prove. Se algo estiver muito forte para o seu paladar, ajuste as quantidades, adicionando mais pão ou água, por exemplo.
Leve as restantes 2 fatias de pão a torrar, e regue com um fio de azeite. Salpique generosamente com orégãos, e corte em cubos.
Sirva em pratos fundos, com meia fatia torrada de pão alentejano com azeite e orégãos para cada pessoa. Aromatize com um pouco de pimenta, azeite, orégãos e 2 hastes de hortelã da ribeira – a primeira para retirar as folhas e espalhar no prato, a segunda para decorar.
A hortelã da ribeira trás um perfume de menta maravilhoso, que joga bem com a frescura da sopa. É um opcional apenas por ser muito difícil de encontrar à venda. A hortelã vulgar torna-se muito forte como substituto, mas talvez resulte, se for bem picadinha em juliana.
Pode ainda guarnecer o prato com cubinhos de tomate e pepino temperado com sal fino.