Gastronomia Australiana

A culinária australiana é diversificada e explora sabores internacionais. Devido à proximidade da Ásia é possível encontrar nas maiores cidades do país inúmeros restaurantes japoneses, coreanos, vietnamitas, chineses e tailandeses.

Os restaurantes australianos utilizam bastante os produtos locais disponíveis, principalmente os frutos do mar e as carnes. As grandes cidades oferecem grande variedade de restaurantes. Existem opções de estabelecimentos formais, bistrôs, cafés e pubs para todos os orçamentos.

Na hora do almoço os australianos adoram comer as populares Pies (tortas salgadas). Pode-se encontrar tortas com vários recheios, mas as mais apreciadas são as Meat Pies (torta salgada de carne). Os chamados Fish and Chips (peixe com batata frita) também são bem populares. No entanto são calóricos e gordurosos!

Os preços das refeições variam de acordo com o custo de vida de cada cidade, com o tipo de cada estabelecimento e a comida servida. É muito comum encontrar restaurantes na Austrália com a sinalização BYO (Bring Your Own). Isso significa, ?Traga a Sua Própria Bebida?. Nesses estabelecimentos onde os clientes podem levar a sua própria bebida (normalmente vinhos), é possível economizar alguns dólares do total gasto na refeição.

O churrasco, conhecido como Barbecue (BBQ ou ainda ‘Barbie’) é bastante popular e muito apreciado pelos australianos. Como nós, eles gostam de prepará-lo nos finais de semana, em suas casas ou até mesmo nos parques e praias que em sua maioria possuem a infra-estrutura necessária para o preparo das carnes.

As bebidas alcoólicas na Austrália são vendidas somente em pubs, restaurantes e bottleshops (lojas especializadas em venda de bebidas) e não podem ser adquiridas por menores de idade.

A Austrália possui uma enorme gama de vinícolas o que faz seus vinhos serem de ótima qualidade, estando entre os melhores do mundo. Os vinhos australianos são apreciados no mundo inteiro e competem bravamente no mercado internacional ao lado de potencias como França, Alemanha e Itália.

Culinária Australiana

Nos anos 70, alguns chefs começaram a adaptar influências européias e asiáticas à culinária local. Assim surgiram pratos com identidade, tornando ultrapassada a idéia de que a comida australiana não era diferente da inglesa.

Cada região tem sua especialidade: ostras, mel e cordeiro em New South Wales; azeite em South Australia; salmão na Tasmânia; laticínios em Victoria; frutas em Queensland; e queijos em Western Australia. O churrasco, famoso “barbecue” é bastante apreciado (experimente a carne assada mergulhada em cerveja, na churrasqueira!). Na verdade, todo tipo de cozinha pode ser encontrado, especialmente nas grandes cidades, como Sydney e Melbourne. Os restaurantes australianos utilizam bastante os produtos locais, principalmente frutos do mar e carnes.

Onde Comer

As principais cidades oferecem muitas opções de restaurantes. Há estabelecimentos formais, bistrôs, cafés e pubs para todos os bolsos. Fora dos grandes centros, alguns dos melhores restaurantes podem ser encontrados nas regiões vinícolas.

Os preços variam bastante. Costumam ser mais altos em Sydney, Melbourne e outras cidades turísticas, mas em geral são inferiores aos praticados na Europa e no Brasil. A conta em um restaurante mais refinado em Melbourne ou Sydney, por exemplo, será de cerca de AUD100 por pessoa, incluindo uma garrafa de vinho. Em um BYO (Bring Your Own -Traga a Sua Própria Bebida), ou nos restaurantes asiáticos mais simples, o valor gira em torno de AUD30 por pessoa, ou até menos. Uma refeição rápida em um pub costuma ficar em menos de AUD10 por pessoa.
Bebidas

Os australianos adoram cerveja, havendo milhares de tipos e marcas diferentes, mas também produzem alguns dos melhores vinhos do mundo.

Destilados, como whisky, brandy, gin, tequila e vodka, são tão apreciados quanto em qualquer outro país britânico. Até mesmo a nossa cachaça é encontrada em lojas especializadas!

Culinária Australiana

A Austrália é dona de uma tradição culinária que mistura a herança de seus colonos com a riqueza de ingredientes de sua terra. Dessa forma, conta com o tadicional fish and chips britânico (peixe com batatas fritas) ao mesmo tempo que produz vinhos com personalidade própria e pratos com ingredientes como lagostas típicas, ostras e cordeiro. Como característica em comum, todas as receitas ressaltam um capricho especial com os temperos.

» Delicie-se também com:   Receitas de Crepes

O segredo do sabor

Os molhos são normalmente agridoces, a partir de elementos como macadâmia e mel, sem deixar de lado o toque levemente apimentado. Os chefs do país passaram a receber maior reconhecimento internacional a partir da década de 70, quando novas influências europeias e asiáticas foram adaptadas aos cardápios locais.

Churrasco e peixes

Os apreciadores de churrasco podem aprender com os australianos uma maneira peculiar na preparação e na forma de servir carnes. Eles contam com vastas opções nessa área que são copiadas ao redor do mundo. A costela de porco, os steaks (filés bovinos) e frango empanado são as matérias-primas mais utilizadas nas grelhas e espetos.

Quem prefere experimentar pratos mais leves pode conhecer as vastas preparações de peixes e frutos do mar, sendo que aparecem como os mais comuns a tilápia, o salmão e o camarão. Eles vêm normalmente regados no famoso azeite de South Australia; acompanhados dos laticínios de Victoria e das frutas de Queensland. Além dessas cidades produtoras de iguarias regionais, os dois maiores municípios australianos, Sydney e Melbourne, oferecem muitas opções de restaurantes inspirados em cozinhas internacionais: bistrôs, cafés e pubs para todos os orçamentos.

Doçura australiana

Na hora da sobremesa, percebe-se ainda mais a influência britânica: os pudins acompanhados de geleias, os sundaes, os cheesecakes e o cinnamon roll (massa doce enrolada com canela em pó) são os pedidos mais comuns.

Porém, existem alguns produtos alimentícios bem típicos e característicos da Austrália que valem a degustação porque dificilmente serão encontrados em outro lugar do mundo. São eles:

  •  Carne de canguru: sim, a carne do animalzinho australiano tão fofo, também é bem
    consumida no país normalmente cozida ou frita. Bem fácil de encontrar nos açougues e
    supermercados.
  •  Vegemite: é um produto muito controverso. Há os que amem e os que odeiem. Vegemite é uma pasta de vegetais de coloração marrom escuro, o que faz com que muita gente pense que é Nutella. Vegemite é salgado e é tradicionalmente consumido no pão tostado com manteiga no café da manhã do australiano.
  •  Tim Tam: é uma espécie de biscoito coberto por chocolate, ao mesmo tempo em que se assemelha ao Bis que existe no Brasil. É uma iguaria muito tradicional aqui na Austrália e tem variações de sabor: chocolate ao leite, meio amargo, chocolate branco, recheado.
  •  Anzac Biscuits: são biscoitos doces feitos com aveia e tradicionalmente se prepara ou se come esses biscoitos no dia 25 de abril, quando é celebrado o Anzac Day, o dia em que as tropas australianas e neozelandesas venceram a batalha em Galipoli. Leva esse nome porque os soldados comiam esses biscoitos para substituir o pão durante a I Guerra Mundial.
  • Weet-Bix: é uma espécie de biscoito feito de cereais e muito rico em fibras. Normalmente consumido no café da manhã misturado com leite, bananas e/ou outra fruta.
  •  Lamingtons: é considerado o bolo nacional na Austrália e, por isso, muito tradicional. Feito com uma massa bem levinha, semelhante a do pão-de-ló, pode ser recheado com creme ou geléia e é coberto com chocolate e coco ralado.
  • Pavlova: trata-se de uma torta doce feita com merengue inventada para homenagear a
    bailarina russa Anna Pavlova quando ela visitou a Austrália e a Nova Zelândia na década de 20. É coberta com chantilly e frutas.
  •  Meat pie: está para a Austrália assim como a empadinha de massa folhada está para o Brasil e a semelhança entre as iguarias é grande. A meat pie australiana (foto no topo do texto) tradicional é recheada com carne e purê de batatas e coberta com molho de carne.

Macadâmia
Por milhares de anos os aborígenes colhiam as macadâmias no leste do país e em 1828 os europeus descobrirem a noz. Graças a sua versatilidade e facilidade de produção, diversos países no mundo produzem macadâmia hoje em dia. Na Austrália é um produto essencial para a cozinha contemporânea, e está em diversas sobremesas e pães. Um estudo recente confirmou que, em moderação, pode reduzir o nível de colesterol em homens.

Lamington
Uma receita simples de pão de ló com cobertura de chocolate e coco ralado polvilhado, mas muito popular na Austrália. Alguns historiadores acreditam que o bolo e nome, surgiram por um acaso, quando uma empregada do Lord Lmington (o oitavo governador do estado de Queensland) deixou cair sem querer o bolo preferido do governador em uma cobertura de chocolate. Como o governador não gostava de desperdícios ele sugeriu que ela cobrisse o bolo com o coco ralado para ficar fácil de comer. Lord Laingtou devorou o bolo e consequente o bolo ficou famoso. Independente do passado, atualmente este é uma sobremesa típica australiana.

» Delicie-se também com:   Acompanhamentos: Receitas de Massas

Balmain Bug
Também chamado de leque de lagosta, esta criatura marina pode chegar a medir 23 cm, e vive nas aguas rasas na costa lestes da Austrália. O animal é parecido com uma lagosta, com algumas diferenças claras: o corpo é chato, não possui garras e apenas a cauda contém carne comestível. Tem um sabor forte, e é excelente quando cozinhados ou grelhados, especialmente quando é cozido juntamente com outras variedades de frutos do mar.

Barramundi
O nome do peixe tem origem da língua aborígine falada em Queensland e significa “peixe de grande escala de agua doce”. Alguns sítios de artes antigas, possuem representados o Barramundi, o que indica que o peixe é consumido a milhares de anos. O peixe é bastante famoso na Austrália e na Ásia, devido o sabor suave e carne escamosa.

Kangaroo
A carne de canguru é exportada para mais de 50 países, e vem sendo parte da dieta aborígene por milhares de anos. Em 2011 apenas cerca 15% dos Australianos consumiram a carne pelo menos 4 vezes por ano, mas seu consumo vem se popularizando desde então. A carne é rica em proteína e baixa em gordura (apenas 2%), e junto com o seu sabor intenso, faz com que seja uma ótima opção para grelhar.

Ema
O Maior pássaro do país e o segundo maior do mundo, é conhecido pela a boa qualidade da carne: possui três vezes mais ferro do que a carne de boi, ótimo sabor, é praticamente livre de gordura e possui baixos níveis de colesterol. Com apenas três gramas de gordura e 150 calorias por 100 gramas, é uma ótima alternativa para quem está a procura de opções mais saudável, mas sem sacrificar o sabor.

Molho Barbecue

Algo muito tradicional da Austrália é o molho barbecue. Pode ser aplicado em diferentes tipos de carne, mas o clássico é a costelinha ao molho barbecue. O que tem de tão especial nesse molho? A combinação poderosa fica por conta do açúcar mascavo, molho inglês, cebola, vinagre, ketchup e uma pitada de pimenta.

Vegete

É uma pasta preparada com extrato de levedura de cerveja. Os australianos a passam nos pães quando preparam sanduíches e torradas. Vegemite é o nome da marca que produz a receita, que foi criada em 1923 por um técnico de alimentação. Possui um sabor salgado muito característico. A pasta também é consumida em qualquer lugar onde há uma grande comunidade de australianos, como em Londres, e também na Nova Zelândia.

Vegemite é muito contravencional pois a maioria dos australianos amam e ao mesmo tempo os estrangeiros odeiam. Feito a partir de levedura, possuindo uma maiores fontes de vitamina B do planeta, Vegemite possui um sabor um tanto quanto particular. Normalmente australianos comem com pão e manteiga, e as vezes até adicionam abacate, ou rodelas de tomate.

Witchetty Larvas
Este animal, que se assemelha a uma lagarta gigante branca, também tem sido parte da dieta aborígene de milhares de anos. Pode ser consumido cru ou grelhado, possui um alto valor nutritivo, especialmente proteínas. Seu sabor é semelhante ao de amêndoa crua e a ovos mexidos. Se você está no meio de uma viagem de aventura no deserto e quer se sentir como Bear Grills por um dia, este é o prato perfeito para fazer com que suas habilidades de sobrevivência passem para o próximo nível.

“Barbie” (Churrasco)

Ir para a Austrália e não degustar o famoso “barbie” (como eles chamam o churrasco por lá”) é como ir para a Suíça e não comer chocolate. É algo muito típico para os australianos se reunirem nos fins de semana ou após o trabalho para saborear, geralmente, cordeiros, salsichas, peixes ou camarões assados em um grill.

» Delicie-se também com:   Sugestões de Receitas para o Natal e Ano Novo

Balmain Bug

Esta espécie de lagosta vive em águas rasas próximas à Austrália e Nova Zelândia. Bastante apreciada na gastronomia neozelandesa, você encontra no supermercado, fresca e, em deliciosos pratos de restaurantes especializados em frutos do mar.

Carne de Carneiro Assada

A carne de carneiro é a mais consumida pelos australianos, e por isso está presente em muitas receitas. Um dos pratos típicos mais famosos é o carneiro assado, que é servido com batatas, ervilhas, cenouras e outros legumes. O carneiro também leva um molho especial, chamado gravy. Os australianos costumam fazer esse tipo de churrasco em parques ou praças, onde podem se confraternizar.

Costelinha com Molho Barbecue

Devido à cultura colonizadora, os australianos são grandes apreciadores do molho barbecue. Um dos seus pratos mais famosos, a costela ao molho, tem o barbecue como um dos seus principais ingredientes. A costela é cozida e o molho é então acrescentado por cima. Por vezes a receita leva molho inglês, catchup, açúcar mascavo, chili, cebola e vinagre de vinho branco. O prato pode ser servido com batatas e cebola grelhada.

Damper

O damper é o pão mais tradicional da Austrália. Foi criada por andarilhos (swagman) que viajavam longas distâncias em busca de oportunidades no período da Grande Depressão. Eles utilizavam apenas farinha de trigo, água e sal, e colocavam o pão diretamente na brasa. Era a maneira que se adequava às suas condições, já que os pães tradicionais eram, para aqueles homens, muito complexos de se fazer e se armazenar.

Filé de Atum Grelhado

O atum está entre os vários peixes consumidos em larga escala pelos australianos. Um dos pratos típicos do país é o Filé de Atum Grelhado. O peixe é temperado com dois molhos, cada um feito de uma maneira. Um é preparado com anchovas e alcaparras, enquanto o outro leva cebola, manjericão e tomate.

Brownie Australiano

É uma espécie de bolo feito sem fermento. Apesar do brownie ter sido criado nos Estados Unidos, existem diversas versões da receita ao redor do mundo. A Austrália também possui uma forma específica de prepará-lo, com chocolate em pó, chocolate ao leite, baunilha e macadâmias picadas.

Lamingtons

Este bolo de esponja em forma de quadrado é revestido por uma camada de cobertura de chocolate e coco ralado. Por vezes é encontrado em cafés servido como um sanduíche: duas fatias com recheio de creme ou geleia de frutas.

Pavlova

Trata-se de um bolo de merengue coberto com creme e frutas como morango, quiuí e maracujá. A princípio era um prato de merengue simples, mas novos ingredientes foram adicionados mais tarde, como farinha de milho, vinagre e ovos. Isso garantiu mais maciez à massa. A Pavlova também está entre os mais conhecidos pratos típicos da Nova Zelândia, e, embora se achasse que a criação fosse australiana, recentemente descobriram que o prato (ou uma versão dele) fora criado ao mesmo tempo pelos neo-zelandeses.

Peixe Frito com Batata

O tradicional “fish and chips” da culinária inglesa foi levado pelos primeiros imigrantes que se mudaram para a Austrália. Esse prato pode ser encontrado em quase todos os restaurantes e lanchonetes do país. Normalmente é apreciado junto com uma cerveja bem gelada.

Purê australiano

O purê de batatas ao modo australiano é servido como acompanhamento para diversos pratos. Na preparação são utilizados ingredientes incomuns ao purê brasileiro, como alho e noz-moscada. A batata, depois de amassada, é misturada ao alho frito na manteiga, enquanto a noz-moscada é acrescentada em pitadas depois que o purê está pronto.

Torta de Carne (Pies)

Assim como seus principais colonizadores, os australianos adoram tortas de diferentes tipos. A Torta de Carne é certamente a mais tradicional da Austrália, e pode ser encontrada na maioria dos restaurantes do país. É um prato muito apreciado pelos turistas brasileiros, já que possui um sabor muito próximo ao das nossas tortas.

Veja outras receitas australianas:
4.9/5 - (90 votes)
Gostou desta receita? Classifique e Partilhe-a com os(as) Amigos(as)!