- 500 gr de batatas cozidas
- 200 gr salmão
- 100 gr de ervilhas
- 20gr de cebolinho fresco e picado
- 1 colher de sopa de farinha
- Raspa de 1 limão
- 1 ovo
- Sal e pimenta
- Comece por cozer as batatas sem pele em água a ferver com sal, cerca de 10 minutos. Ao lado coza as ervilhas ou se preferir coloque-as na panela das batatas 2 minutos antes do final da fervedura.
- Quando cozidas, escorra-as num passador e deixe-as arrefecer por completo.
- À parte coza o salmão em água a ferver à volta de 7 minutos. Uma vez cozido, retire-o da água e deixe escorrer e arrefecer.
- Pique metade do cebolinho e coloque-o numa tigela. Adicione o salmão e, usando um garfo, lasque o salmão em pedaços pequenos.
- Raspe a casca de 1 limão e adicione-o a uma tigela junto com a farinha. Parta o ovo para uma tigela à parte, bata um pouco e tempere com pimenta.
- Uma vez arrefecidas as batatas e ervilhas, volte a colocá-las na panela e esmague-as bem (se tiver um passador de puré de batata use-o).
- Adicione o salmão, a farinha com a raspa de limão. Vá misturando e, por último, acrescente o ovo e misture bem até ficar com uma consistência boa para moldar.
- Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície limpa e num prato grande. Divida a mistura em cerca de 8 pedaços e use as mãos para moldar cada bola num hambúrguer com cerca de dois centímetros de espessura.
- Coloque-os no prato com farinha, polvilhando bem ambos os lados com farinha para que fiquem mais estaladiços.
- Ponha uma frigideira em lume médio com uma colher de sopa de azeite e frite os hambúrgueres, virando cuidadosamente com uma espátula a meio da cozedura. Demoram à volta de 3 a 4 minutos de cada lado, ou até ficarem dourados e estaladiços.
- Salpique os hambúrgueres com o resto do cebolinho e sirva acompanhados de uma salada verde e fresca.