Para 6 pessoas
- 100 g de granulado miúdo de soja
- 9 placas de lasanha verde
- sal
- 1 cebola
- 100 g de Vaqueiro Líquida
- 1 cenoura
- ½ alho francês
- 100 g de juliana de couve lombarda
- 50 g de juliana de couve roxa
- 1 lata pequena de tomate em cubos
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 40 g de farinha
- 5 dl de leite
- pimenta
- noz moscada
- 200 g de queijo mozzarella em fios
Cubra o granulado de soja com água bem quente e deixe hidratar. Coza as placas de lasanha em água abundante temperada com sal. Descasque e pique a cebola e leve ao lume com 40 g de Vaqueiro Líquida até a cebola começar a alourar. Junte a soja e misture bem. Deixe estufar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Entretanto, pele e rale a cenoura em fios. Corte o alho francês em rodelas, misture-o com a juliana de couve lombarda e de couve roxa e lave em água corrente dentro de um passador. Escorra bem e leve tudo ao lume com 40 g de Vaqueiro Líquida. Deixe suar, mexendo até os legumes estarem moles. Adicione os cogumelos escorridos e o tomate. Deixe estufar destapado durante cerca de 20 minutos.
Entretanto aqueça a restante Vaqueiro Líquida ao lume. Polvilhe com a farinha, regue com o leite e mexa com uma vara de arames. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Num tabuleiro de forno untado com Vaqueiro Líquida disponha em camadas 3 placas de lasanha bem escorridas, metade do preparado de soja, metade dos legumes, 1/3 do molho e 1/3 do queijo mozzarella. Repita as camadas até esgotar os ingredientes e termine com uma camada de molho polvilhado com queijo mozzarella.
Leve a forno moderado (220º C) para gratinar.