O manjar branco é uma sobremesa originária do Brasil. Este, é basicamente um pudim de coco, tão branco como a neve e deliciosamente suave.
Ele é normalmente servido em forma de anel e acompanhado de uma calda de ameixas. Mas, existem outras frutas que também o acompanham como é o caso do pêssego, abacaxi, morango e maracujá.
- 1 litro de leite
- 400ml de leite de coco
- 9 colheres de sopa de açúcar
- 10 colheres de sopa de amido de milho (usei marca Espiga)
Coulis:
- 500ml de água
- 250g de pêssegos amarelos (sem casca e caroço)
- 100g de açúcar
- 15g de amido de milho (usei marca Espiga)
- Numa panela grande junte o leite, o amido de milho, o açúcar e o leite de coco. Misture muito bem com uma vara de arames para dissolver todos os grumos do amido de milho.
- Leve a lume médio mexendo sempre até engrossar (não para de mexer senão pegará ao fundo da panela). Está pronto quando apresentar-se como um creme grosso.
- Despeje o creme numa forma molhada (deve molha-la segundos antes de colocar o creme pois isto fará com que desenforme facilmente). Deixe arrefecer.
- Depois de frio leve ao frigorifico tapada com película aderente durante cerca de 4 horas.
Calda:
- Num tacho coloque a água, o açúcar e os pêssegos portados em metades ou em seis partes. Deixe que os pêssegos cozam totalmente mas sem se desfazerem.
- Retire 100g de pêssegos e reserve-os. Com o restante pêssego e a calda deve fazer uma espécie-e de sumo levando ambos ao liquidificador / picadora. Depois de sumo feito deve coá-lo.
- Em seguida junte o amido de milho ao sumo mexendo muito bem com uma vara de arames para que este se dissolva completamente.
- Leve este preparado a lume brando até que obtenha um líquido ligeiramente grosso, mexendo sempre para não queimar no fundo do tacho.
- Quando desenformar o manjar branco coloque o líquido em torno dele e sobre ele. Decore com os pedaços de pêssego cozido que reservou. mantenha no frigorífico até à hora de servir.
- Nota: Pode variar os sabores da calda usando ananás, ameixa, morango e maracujá. Pode, ainda, substituir os pêssegos frescos por pêssego de lata.