- 1 kg de lombinho de porco preto
- 1 kg de amêijoas
- 1 pão alentejano grande
- 6 dentes de alho
- 1 bom ramo de coentros
- 1,5 dl de azeite alentejano
- Sal grosso, grãos de pimenta preta e branca e de sementes de mostarda qb
- Corte os lombinhos de porco em nacos de cerca de 6 cm de espessura.
- Numa frigideira deite metade do azeite. Esfregue toda a frigideira com um alho grande esmagado. Quando o azeite estiver quente, cozinhe os lombinhos em lume alto de forma a que a carne fique selada de todos os lados.
- Depois tempere a carne com sal, pimenta, alho esmagado e um pouco de sementes de mostarda e leve ao forno a terminar (cerca de 10 minutos a 180ºC).
- Num tacho coloque o restante azeite e 4 dentes de alho bem esmagados. Junte as amêijoas e os coentros picados na altura.
- Deixe as amêijoas cozinharem até abrirem, como na receita à Bulhão Pato. Tape o tacho para criar algum líquido.
- Quando estiverem todas abertas, retire as amêijoas, descasque-as e reserve. Deixe apenas algumas com casca para o empratamento.
- Entretanto corte o pão em pedaços pequenos, evitando as zonas mais rijas da côdea. Coloque o pão num tacho e vá deitando por cima todo o molho das amêijoas com os coentros e alhos.
- Com uma colher de pau vá amassando até obter a consistência de migas “presas”. Se o líquido não for suficiente, acrescente um pouco de água a ferver, sempre aos poucos.
- Retifique de sal. Leve o tacho ao lume e misture bem até as migas ficarem prontas. Por fim junte o miolo das amêijoas.
- Para empratar, coloque as migas de amêijoas num prato ou ardózia com os lombinhos de porco por cima. Polvilhe com mais coentros frescos picados e termine com um fio de bom azeite alentejano.
- Decore com algumas amêijoas inteiras e delicie-se!