MASSA:
- 500 g de açúcar
- 1,5 dl de àgua
- 500 g de miolo de amêndoa com pele
- 4 ovos
- 4 gemas
- 3 chávenas (de chá) de fios de ovos
- 1/2 chávena (de chá) de doce de ovos
- 1 chávena (de chá) de doce de gila
- 6 cerejas de conserva cortadas em pedaços
- Manteiga q.b.
- farinha q.b.
COBERTURA:
- 1 clara
- 200 g de açúcar em pó
- 1 c. (de café) de sumo de limão
- amêndoas de Páscoa q.b.
De véspera, comece por levar o açúcar ao lume com a água e deixe-o ferver até obter ponto-pérola: ao verter um pouco de calda de açúcar, de uma colher, forma-se uma gota semelhante a uma pérola. Retire do lume e reserve.
Triture muito bem a amêndoa com pele e junte-a à calda anterior, mexendo bem até misturar. Junte os ovos e as gemas que entretanto misturou com um garfo. Leve este preparado ao lume para engrossar, mexendo sempre até verificar que se separa do fundo do tacho.
Retire do lume e espalhe sobre uma travessa para arrefecer. Unte uma forma 20 cm com manteiga e polvilhe-a com farinha. Reserve 1/3 da massa de amêndoa e com a restante forre o fundo e as paredes da forma.
De seguida, preencha-a com camadas alternadas de fios de ovos, (reservando uma chávena, de chá, para a decoração), doce de gila, doce de ovos e as cerejas em pedaços.
Com a massa de amêndoa que reservou, tape o doce. Leve-o ao forno a 180º C, cerca de 35 minutos, para secar. Deixe repousar de um dia para o outro.
No dia seguinte, desenforme e prepare a cobertura: Misture a clara com o açúcar, mexa e verta o sumo de limão, mexendo mais. Cubra o morgado com esta glace e deixe secar à temperatura ambiente. Decore-o com os fios de ovos reservados e amêndoas.