- 200 ml de natas frescas para bater
- 6 ovos
- 200g de bolacha maria ralada
- 40g de açúcar
- 80g de açúcar
- 130g de açúcar
- 1 casquinha de limão
- 1 pau de canela
- Amêndoa torrada picada q.b. ou bolacha maria picada para enfeitar
- Parta os ovos e separe as gemas das claras. Mexa as gemas com um garfo. Num tachinho leve ao lume 120 ml de água, os 130g de açúcar, a casquinha de limão e o pau de canela.
- Mexa e quando entrar no ponto de ebulição, deixe ferver durante 5 minutos. Passado os 5 minutos, retire a casquinha de limão e o pau de canela. Apague o lume e deixe arrefecer um pouco.
- À calda de açúcar morna, misture muito bem as gemas. Leve novamente ao lume e deixe cozinhar em lume moderado, sem parar de mexer.
- Logo que as gemas engrossem e antes de começar a ferver, apague o lume e mexa mais um pouco para que as gemas não cozam. Deixe arrefecer o doce de ovos.
- Depois do doce de ovos frio, bata as natas até que fiquem consistentes. Enquanto bate, adicione aos poucos os 40g de açúcar e bata até que fique chantilly.
- Bata as claras em castelo bem firmes. Sem parar de bater, adicione os 80g de açúcar e bata até que fique um merengue consistente.
- Envolva muito bem o chantilly com o merengue até que fique um creme homogéneo.
- Em taças ou em copos, coloque camadas alternadas de bolacha maria e de creme branco. Com uma colher, alise bem entre cada camada.
- A última camada deverá ser de creme branco.
- Por fim, divida o doce de ovos pelos copos ou pelas taças. Polvilhe com a amêndoa torrada picada ou a bolacha maria ralada.
- Leve ao frigorífico até que fique fresca. Depois da sobremesa fria está pronta a servir.
Opção nº 2
- 4 claras
- 8 gemas
- 200 gramas de açúcar
- 400 ml de natas
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 100 gramas de bolacha Maria ralada
- Para dar inicio a esta verdadeira delicia chamada Natas do Céu, deve começar por fazer o doce de ovos, ou seja, coloque num tacho, 200 gramas de açúcar com 1.5dl de água, e deixe ferver durante mais ou menos 5 minutos, tendo em atenção que deve mexer de vez em quando.
- Agora um pequeno truque….com cuidado, desfaça as gemas com a ponta de uma faca. Quando a calda que fez inicialmente estiver morna, deve vertê-la em fio nas gemas, nunca deixando de mexer.
- Assim que estiver tudo muito bem misturado, leve ao lume brando e, sem parar de mexer, deixe ferver até engrossar um pouco. Estando pronto, retire do lume e deixe arrefecer.
- Entretanto, junte as natas com 4 colheres de açúcar e bata muito bem. À parte, bata as claras em castelo, com as restantes 4 colheres de açúcar. Envolva tudo muito cuidadosamente.
- Agora, triture as bolachas tipo Maria e reserve.
- E chegou o momento de numa taça colocar as natas alternando com a bolacha triturada. Termine com o doce de ovos.
- Deve guardar no frigorifico para que seja servido seco.
- Se desejar, para decorar, pode utilizar frutos secos.
- No caso de preferir, pode alternar as natas, com as bolachas e o doce de ovos.