Negalhos é um prato de carne, típico da cozinha tradicional portuguesa, mais concretamente do concelho de Miranda do Corvo, na região centro do país.
Consta que a origem desta receita, tal como a Chanfana e a Sopa de Casamento dela derivada, também remonta à época da terceira invasão francesa. Como os franceses roubavam os rebanhos e a carne rareava, tudo era aproveitado, inclusive as tripas dos animais cozinhados. Experimentou-se, então, cozinhar as tripas segundo a receita da chanfana e o resultado foi positivo ao ponto de, ainda hoje, este prato se confecionar, sendo um dos ícones da cozinha tradicional de Miranda do Corvo.
- 1 cebola
- 1 limão
- 1 ramo de hortelã
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 250 g de toucinho
- 500 ml de água
- 500 ml de vinho tinto
- bucho (estômago) de cabra cortado aos bocados grandes
- tripas de cabra cortadas em bocados pequenos
- colorau e piripiri q.b.
- sal e pimenta q.b.
Lave muito bem o bucho e as tripas, raspando-os e escaldando-os. Deixe-os depois ficar com limão e sal durante algumas horas.
Tempere o bucho e as tripas com sal, colorau e piripiri. Dentro de cada pedaço de bucho, coloque pedacinhos de tripas e de toucinho e uma folha de hortelã, fazendo umas trouxinhas que ata ou cose depois com linha grossa.
Coloque os negalhos numa caçoila de barro, juntamente com a cebola picada, as folhas de louro partidas, o azeite, o vinho tinto, a água, os dentes de alho, sal e pimenta. Tapa-se e leve a cozer no forno durante 3 horas.
Sirva acompanhado com batatas cozidas e/ou legumes.