- 1 Galo limpo de 2,5kg
- 15 Cebolas pequeninas
- 5 Dentes de alho
- QB de Azeitonas variadas
- 200gr de Tomate Cereja
- 1 Copo de Vinho Branco
- 1 Copo de Vinho do Porto branco
- 1 Copo de Whisky
- 1 Ramo de Cheiros (rosmaninho, tomilho, salsa, salva)
- 1 Malagueta fresca
- 1 Limão raspa e sumo
- 1 Colher de sopa de manteiga
- Azeite
- Sal
- Pimenta-preta
- Parta o galo aos pedaços eliminando parte da pele, tempere com sal e pimenta-preta moída na hora, junte a raspa e o sumo do limão e mexa muito bem, cubra a taça com um pano e coloque num lugar fresco por 2 horas para marinar.
- Passado este tempo comece a preparar todos os ingredientes e junte-os num tacho ou Púcara de barro própria de ir ao forno.
- Em primeiro descasque as cebolas e coloque-as na púcara, junte os alhos e a malagueta apenas esmagados, junte também os tomates cereja assim como as azeitonas, reserve.
- Coloque uma frigideira ao lume com um fio de azeite e a manteiga assim que derreta junte pedaços de galo para selar e caramelizar a superfície do galo.
- Assim que este esteja dourado de todos os lados disponha-o na púcara, repita o processo até terminar o galo.
- Na frigideira onde selou o galo junte o Vinho branco, o Vinho do Porto, o Whisky e também o líquido que restou da marinada, com uma espátula mexa bem de forma a libertar todos os sabores que estão agarrados à frigideira.
- Assim que estes levantem fervura verta-os por cima do galo, junte o raminho de cheiros e tempero com mais um pouco de sal e pimenta-preta e regue com um fio de azeite, tape com o testo de barro e leve ao forno médio durante 2 horas e vá verificando temperos e cozedura.
- Sirva acompanhado de legumes, arroz de forno e batatas assadas no forno.