Um delicioso petisco, entrada ou uma simples refeição. Pode ser feito com alheira ou chouriço procedendo do mesmo modo, mas na minha opinião a farinheira faz melhor ligação de sabores.
- 1 farinheira
- 6 ovos
- azeite ou margarina q.b. (se necessário)
- pimenta moída q.b. (facultativo)
- sal q.b. (facultativo)
- Lavar a farinheira e tirar-lhe a pele.
- Colocar a farinheira, partida aos pedaços, uma frigideira anti-aderente ao lume.
- Se verificar que a farinheira tem pouca gordura, coloque um fio de azeite ou uma noz de margarina.
- Deixe fritar em lume brando durante uns minutos, mexendo com a ajuda de um garfo (de preferência de madeira para não riscar a frigideira).
- Bater muito bem os ovos com um garfo ou vara de arames, com a pimenta e o sal, até que as gemas e clara estejam muito bem ligada, a mistura espumosa e “fofa”.
- Juntar os ovos à farinheira, mexendo muito bem com o garfo e reduzindo o lume (se a frigideira estiver muito quente, retire um pouco do lume), para que os ovos tenham tempo de se ligarem bem com a farinheira antes de cozinharem na totalidade.
- Retirar da frigideira para um prato, ainda com a mistura com aspecto húmido porque com o calor da mistura até que os coma ainda continuam a cozinhar e se os deixar na frigideira o calor residual continua a cozinhá-los.
- O tempo de cozedura dos ovos depende muito da quantidade dos mesmos, da temperatura a que se está a cozinhar e, principalmente do gosto de cada um, mas não levará mais que um ou dois minutos.