- 5g de fermento seco
- 250g de farinha para pão branco (usei uma strong flour, que tem mais glúten e é ideal para pão)
- 130g de farinha de centeio
- 5g de sal
- 30ml de azeite (mais um pouco para untar)
- 70g de nozes
- 200g de chouriço, cortado em fatias finas
- Comecem por juntar o fermento a 230ml de água tépida numa taça grande, misturando bem até dissolver.
- Reservem até começar a fazer bolhas à superfície, sinal de que o fermento está activado.
- Peneirem ambos os tipos de farinha para a mesma taça, juntando também o sal e o azeite. Misturem até todos os ingredientes ligarem e formarem uma massa.
- Polvilhem a bancada com farinha, deitem-lhe a massa e tendam-na durante 10 minutos.
- Nessa altura coloquem a massa num recipiente untado com um pouco de azeite, cubram com película aderente e levem ao frigorífico de um dia para o outro (ou por um mínimo de 6 horas).
- Deitem a massa para uma bancada (novamente polvilhada com um pouco de farinha) e tendam por mais 5 minutos. Juntem as nozes trituradas grosseiramente.
- Formem uma bola com a massa e voltem a colocar num recipiente untado com azeite, cobrindo com uma toalha de cozinha. Deixem a repousar (desta vez fora do frigorífico) até estar mais ou menos com o dobro do tamanho.
- Agora já está quase – liguem o forno a 250° (ou 230° em forno ventilado). Dividam a massa em 6 pedaços do mesmo tamanho.
- Com os dedos, estendam cada pedaço de massa num quadrado com cerca de 10cm de lado. Coloquem fatias de chouriço em linha ao meio do quadrado.
- Dobrem a massa de cada um dos lados sobre o chouriço (como se dobrassem uma folha de papel em três) e façam pressão para que feche bem.
- Coloquem com a junta para baixo num tabuleiro de forno previamente polvilhado com farinha – polvilhem também o topo dos pães.
- Levem ao forno por 8 minutos.
- Nessa altura baixem a temperatura para 200° (ou 180° ventilado) e cozinhem por mais 15 a 20 minutos.