Pão de Sementes Simples

Saiba como fazer um pão de sementes caseiro. Para o preparar vai precisar de mistura de farinha para pão de sementes, juntar água, trabalhar a massa, ter paciência e deixar levedar. A sua cozinha vai ser invadida por um cheiro irresistível a pão quente!

Fazer pão em casa não é uma ousadia, é apenas o superar de um desafio que nem todos se atrevem. Surpreenda-se com as suas capacidades e, por momentos, imagine-se como um mestre-padeiro.

Em fatias ou em bola, experimente fazer um pão de sementes crocante por fora e fofo por dentro. O segredo do pão é a fermentação. A massa precisa de tempo e condições perfeitas para crescer.

Seja paciente e aguarde que a massa aumente de tamanho, molde a forma desejada, leve a cozer e sinta o aroma a pão quente acabado de sair do forno. O resultado é um pão de sementes muito saboroso, rico em fibras, ideal para comer a qualquer hora do dia.

» Delicie-se também com:   Pão com Queijo Camembert no Forno

Vai precisar de:

  • 1 pacote de farinha para pão de sementes (500 g)
  • 300 ml de água
  • Farinha sem fermento
  • Sementes de girassol e linhaça

Utensílios

  • Taça larga
  • Pano de cozinha limpo
  • Papel vegetal
  • Tábua (opcional)

Passo-a-passo

Este pão de sementes pode ser preparado manualmente ou na máquina de fazer pão.

  1. Pre-aqueça o forno a 180º C – 200º C
  2. Coloque a farinha para pão de sementes numa taça larga.
  3. Adicione a água fria ou à temperatura ambiente.
  4. Misture lentamente. A massa deve ficar consistente, lisa e macia sem se colar às mãos.
  5. Polvilhe as mãos e a bancada (ou uma tábua) com farinha sem fermento. Trabalhe ligeiramente a massa 10 minutos e forme uma bola perfeita e lisa.
  6. Coloque a massa numa taça larga e limpa (não se esqueça que a massa vai aumentar de tamanho). Cubra com um pano seco e deixe levedar cerca de 60 a 90 minutos, num local seco e à temperatura ambiente.
  7. Verifique se a massa cresceu. Retire da taça, volte a polvilhar as mãos e a bancada (ou a tábua) de farinha sem fermento e trabalhe a massa alguns minutos. Volte a cobrir com o pano e deixe repousar cerca de 30 a 60 minutos
    Nota: (Esta segunda fermentação é opcional, já que requer mais tempo, mas deixará o seu pão mais saboroso)
  8. Volte a polvilhar a bancada ou a tábua com farinha sem fermento. Coloque a massa e molde um pão inteiro ou forme bolas.
  9. Ponha o pão num tabuleiro forrado com papel vegetal. Faça pequenos golpes no pão, decore com sementes de girassol e linhaça, coloque no forno preaquecido e deixe cozer entre 25 a 30 minutos, até ficar corado e crocante.
  10. Retire o pão do forno e deixe descansar numa rede em local arejado.
» Delicie-se também com:   Pão Caseiro de Trigo e Centeio

 

Outras dicas

• Tempo de crescimento da massa: respeite os tempos, deixe a massa levedar e obtenha resultados perfeitos
• Factores externos: a massa é sensível à humidade e às estações do ano. Deixe que a massa descanse num local seco e temperado (a temperatura ideal situa-se entre 24º C e 27º C)
• Cortes no pão: os cortes ajudam a controlar a expansão do pão e a manter a forma pretendida. Se abdicar dos cortes o pão pode acabar por criar fendas em áreas menos desejadas
• Temperatura da água: se procura uma fermentação mais lenta use água fria; para fermentação mais rápida use água à temperatura ambiente

5/5 - (12 votes)
Gostou desta receita? Classifique e Partilhe-a com os(as) Amigos(as)!