- 1 medida de carolo (farinha grossa) de milho amarelo
- 5 medidas de água de cozer as couves
- Folhas de couve portuguesa ou, se for tenra, galega
- Azeite
- Alhos
- Sal e pimenta
- Carne de porco, da perna
- Massa de pimentão
- Alhos, louro e pimenta
- Vinho branco
- Banha de porco
- Corte em pedaços grandes a carne de porco (conte com 200g por pessoa) e tempere-a, de véspera, com a massa de pimentão, alhos, louro, pimenta e vinho branco (não precisa de sal dado que as massas de pimentão são extremamente salgadas). Deixe assim para o dia seguinte, fora do frigorífico.
- Coza algumas folhas verdes de couve portuguesa ou galega (também pode usar caldo verde cortado grosso), em água e sal, deixe-as mal cozidas e reserve folhas e liquido.
- Refogue num fundo escasso de azeite alhos picados muito fino até começarem a ganhar cor e junte-lhes cinco medidas da caldo das couves.
- Quando ferver, adicione em chuva, mexendo sempre, uma medida de carolo de milho (usei, para 2 pessoas, a medida de 150ml).
- Deixe cozer em lume muito brando por uma hora, mexendo ocasionalmente para não pegar e juntando se necessário algum líquido.
- Enquanto as papas cozem, frite a carne em lume esperto, em banha, até alourar. Junte então cerca de meio litro de vinho branco e deixe fervilhar por cerca de meia hora, após o que aumenta a temperatura de modo a evaporar toda a água e ficar apenas um molho espesso.
- Quando as papas estão cozidas, o que se nota pois deixam de pegar ao tacho, como as migas, junte-lhes as folhas de couve cozida cortadas grosso e o molho dos rojões.
- Mexa bem e prove para ver se o sal do liquido das couves e do molho foi suficiente, retifique se necessário e deixe mais uns minutos ao lume, mexendo sempre.
- Sirva logo com os rojões por cima.