- 1 pato de tamanho médio (1,5 kg sensivelmente)
- Sumo de meia laranja
- 1 laranja inteira
- 3 colheres de sopa de mostarda de Dijon
- 1 colher de sobremesa de ervas de Provença
- Sal grosso qb
- Para o arroz: 1 chávena de chá de arroz carolino, miúdos do pato, 1 dente de alho, 1 cebola média, 200 gr de cogumelos marrom dos pequenos. Sal e pimenta qb. Um fio de azeite.
- Servi ainda acompanhado de couve coração cortada em juliana e salteada com azeite e alho.
- Numa tigela junte o sumo de meia laranja, a mostarda, as ervas e o sal, faça uma pasta e barre todo o pato com ela. Coloque também uma larranja inteira dentro do pato.
- Leve ao forno a 220º e, de vez em quando, pincele a pele do pato com um pouco de azeite (mesmo pouca quantidade) para a pele ficar mais crocante. Faça isto umas 3 vezes.
- Ao fim de uns 40 minutos e se a pele já estiver tostada, vire o pato para que cozinhe do outro lado: cerca de 40 minutos mais.
- Quando estiver pronto, deixe repousar 5 a 10 minutos para a proteína da carne estabilizar, só depois o deve cortar. Sirva com o molho que ficou no tabuleiro. Como o pato é bastante gordo, vai largar sucos que, misturados com o sabor da mostarda e da larana, fazem um molho saboroso.
- Retire um pouco desse molho e cubra o fundo de um tacho com ele (ou com um fio de azeite). Junte a cebola e o alho picados e uma haste de tomilho deixe refogar até a cebola amolecer sem ganhar côr.
- Junte os miúdos do pato cortados em pedacinhos pequenos e deixe refogar juntamente com a cebola. Depois junte os cogumelos partidos em quartos.
- Cerca de 5 minutos depois junte 2 chávenas e meia de caldo de carne ou de aves. Tempere de sal e espere que o caldo ferva. Junte o arroz, mexa e deixe cozer até estar no ponto.
- Sirva com o pato e com couve salteada ou outro legume.