- 2 coxas de pato (ou 2 peitos de pato)
- 1 caldo de galinha diluído em 1,5 dl de água quente
- sumo de 1 laranja
- 1 cálice pequeno de vinagre
- 1 cálice pequeno de Triple Sec (Cointreau ou outro Licor de Laranja)
- 1 colher de sopa de mel
- Sal e Pimenta qb
- Alho em pó qb
Aloura-se o pato num fio de azeite (mais ou menos 1 colher e meia de sopa de azeite), com a pele virada para baixo, quando estiver tostado volta-se para tostar do outro lado.
Quando estiver tostado dos dois lados, escorre-se a gordura que se formou, tempera-se o pato com sal, pimenta e um pouquinho de alho em pó, leva-se ao forno quente.
Entretanto faz-se uma calda com o mel, o vinagre, o sumo de uma laranja, o licor e o caldo de galinha diluído, rega-se o pato com essa calda e deixa-se acabar de assar, tendo o cuidado de ir regando o pato com o molho, e virá-lo de vez em quando.
Enquanto o pato está no forno, coze-se uma parte de batata para duas partes de abóbora, daquela que se usa na sopa, tempera-se de sal. Quando estiver cozido escorre-se bem a abóbora, e reduz-se tudo a puré com um passe vite, deita-se uma noz de manteiga, tempera-se com pimenta e noz moscada acabadas de moer.
Retira-se o pato do forno, põe-se num prato e leva-se o molho ao lume com uma colherzinha de maizena para engrossar se necessário.
Serve-se de imediato com o puré de abóbora.