- 6 claras
- 300 gr. de açúcar
- 3 colheres chá maizena
- 1 colher de chá de vinagre vinho branco
- 1 colher de chá extracto baunilha
- 3 gotas de corante alimentar vermelho
Para a cobertura:
- Morangos
- 200 ml de natas
- gotas de sumo de limão
- 2 colheres sopa açúcar em pó
Para o molho de morangos
- 4 colheres sopa de açúcar
- 6 morangos cortados em bocadinhos
- 1 colher de sopa de água
- A pavlova é uma sobremesa muito frágil, pelo que utilizei a base amovível de uma tarteira forrada com papel vegetal que no final levarei ao prato de servir, como fazemos com as tartes.
- Ligar o forno a 180º, e começar por fazer um merengue.
- Separar as claras das gemas, e bater as claras em castelo. Quando a espuma começar a ficar mais consistente, adicionar o açúcar, colher a colher e por fim o corante.
- Juntar depois o extracto de baunilha, amido de milho peneirado e o vinagre de vinho branco, e envolver tudo com a ajuda de uma espátula.
- Dispor o merengue em forma de círculo na base da tarteira (deixar ligeiramente côncava no centro para que a cobertura fique mais bonita), baixar a temperatura do forno para os 150ºC e deixar o merengue cozer durante 45 minutos.
- Quando estiver pronta, desligar o forno, mantendo a pavlova dentro até ficar morna, e depois deixar a porta entreaberta até arrefecer por completo.
- Entretanto fazer o recheio da pavlova: Bater as natas, acrescentar umas gotas de limão e adicionar gradualmente as colheres de sopa de açúcar.
- Fazer o molho de morangos: levar ao lume os moranmgos com o açúcar durante aproximadamente 10 minutos ou até que comece a engrossar um pouco.
- Antes de servir: Cobrir a pavlova já fria com as natas, acrescentar morangos e regar com o delicioso molho de morangos.