- 8 bifinhos de peru, pequenos
- 8 fatias pequenas de fiambre
- 1 cenoura grande
- 1 pé de aipo (parte branco)
- 1 pé de alho francês (também a parte mais branca)
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 colher sopa rasa de farinha de trigo
- 200 g de cogumelos frescos ou de conserva
- 1 cálice de vinho do Porto
- ½ chávena almoçadeira de caldo de galinha
- 125 gr de natas
- 1 colher de chá de mostarda
- Raspe e limpe os troncos do aipo (parte mais branca) e corte-os em tiras com cerca de 5 cm. Descasque a cenoura e corte-a igual.
- Retire as raízes de alho francês e limpe-o das folhas velhas; corte a parte mais branca em tirinhas e a parte mais verde em rodelas ou pedacinhos pequeninos.
- Tanto os pedaços de alho francês como os do aipo devem ser lavados, em separado, para perderem toda a terra que possam ter.
- Lave também os cogumelos e corte-os em fatias grossas.
- Espalme os bifinhos de peru sobre a mesa ou a tábua, sobre cada um coloque uma fatia de fiambre (não maior do que o bife), sobre o fiambre coloque tiras de cenoura, de aipo e de alho francês, enrole e ate nas extremidades com fio incolor.
- Num tacho largo, leve ao lume a aquecer o azeite e aloure nele todos os bifinhos, à medida que forem ficando lourinhos, vá-os retirando para um prato.
- Escorra o azeite e deite no tacho a margarina; junte-lhe os alhos francês fatiados, deixe refogar 2 min, depois junte os cogumelos e deixe refogar até perderem todo o líquido que se forme; espalhe por cima a farinha, mexa, coloque nele os rolinhos, bem espalhados, deite o vinho do Porto, tape e deixe “suar” 3 min.
- Junte então as natas, o caldo e a mostarda, sacuda o tacho com cuidado e deixe cozer 10 min em lume moderado, sacudindo o tacho uma vez por outra.
- Depois de prontos, retire-os, tire-lhes os fios com cuidado e volte a juntá-los ao molho, que deve ser rectificado de sal e picante.
- Conserve-os no molho quente até ao momento de servir.