À picanha grelhada adicionámos diversos sabores conjugados numa marinada fresca e aromática. Sirva com cuscuz, pimento grelhado e acompanhe com guacamole. Um prato equilibrado e muito saboroso que toda a família vai adorar!
- 2 c. sopa açúcar mascavado escuro
- 1 c. sopa mostarda Dijon
- 2 c. sopa molho de soja
- 2 c. sopa vinagre balsâmico
- 2 c. sopa azeite
- 3 dentes de alho
- qb alecrim fresco
- 1 kg picanha (limpa)
- 2 pimentos amarelos
- 2 pimentos vermelhos
- 3 dl água
- 1 c. sopa sal
- 2 tiras da casca limão
- 350 g cuscuz
- 8 c. sopa guacamole
Misture o açúcar com a mostarda, o molho de soja, o vinagre, o azeite, os dentes de alho esmagados e cerca de uma colher de sopa de folhas de alecrim (reserve algum), finamente picadas.
Coloque a mistura num saco de plástico, introduza a carne e misture bem. Retire o ar ao saco e deixe marinar no frigorífico, de um dia para o outro.
Aqueça o grelhador ou uma chapa e asse os pimentos.
Escorra bem a carne e coloque-a também na grelha, deixando selar de todos os lados em lume forte.
Reduza um pouco o calor e cozinhe 10 a 12 minutos de cada lado, pincelando frequentemente com a marinada. Vá virando também os pimentos para que grelhem de todos os lados.
Ferva a água com o sal e as tiras de casca de limão e deite-a sobre os cuscuz. Mexa com um garfo, tape com película aderente e deixe hidratar.
Tempere a carne de ambos os lados com uma colher de chá de sal e deixe repousar durante 10 minutos. Limpe os pimentos de peles e sementes e corte-os em tiras.
Solte os cuscuz com um garfo e, por cima, disponha os pimentos. Sirva com a carne cortada em fatias finas e acompanhe com o guacamole.
Polvilhe com o restante alecrim.