- 3/4 chávena (chá) de água morna
- 1 pacotinho de fermento biológico seco
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- 1 e 1/2 chávena (chá) de farinha de trigo
- 1/4 chávena (chá) de farinha de trigo integral
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- farinha de trigo para polvilhar
- Coloque a água morna numa tigela, acrescente o fermento e o açúcar e misture até dissolver bem e deixe repousar por 5 minutos, para o fermento activar um pouco, irá formando pequenos bolhas na superfície e é o suficiente.
- Na tigela da batedeira junte as farinhas e o sal, misture, adicione a água fermentada e o azeite.
- Bata primeiro na velocidade mínima, para os ingredientes se incorporarem bem. Aumente a velocidade e bata por cerca de 3 a 4 minutos com o batedor para massas.
- A massa deve formar uma bola, caso esteja húmida demais ou peganhenta, junte mais um pouquinho de farinha mas só o necessário para despegar e formar uma bola.
- Se preferir pode sovar à mão também mais ao menos por 10 minutos, (deve ser o suficiente) a massa tem que ficar macia e elástica.
- Unte uma taça com uma colher de azeite, coloque a massa e vire-a para ficar envolta no azeite e assim não formará uma crosta enquanto cresce.
- Cubra com película aderente e deixe descansar até dobrar de volume eu coloco dentro do forno desligado e assim cresce mais rápido.
- Depois de ter levedado, se tiver tempo e quiser pode levar ao frigorífico por 30 minutos para a massa firmar e ajudar agregar o sabor e a textura da massa.
- Em seguida tire a massa da taça, coloque numa bancada polvilhada com um pouco de farinha, divida em duas (ou em quantas quiser) pegue um dos pedaços da massa e abra primeiramente com as mãos, depois com um rolo vá abrindo fazendo movimentos suaves do centro para as bordas.
- Abra numa espessura bem fina, se não ficar um círculo muito perfeito, não se preocupe, fica com um aspecto rústico o que a torna ainda mais bonita.
- Coloque a massa numa frigideira anti-aderente (não precisa untar) bem quentinha, abaixe um pouco o lume, começando a aparecer bolhas na superfície da massa, mais ao menos ao fim de 2 a 3 minutos, vá levantando a borda e observando o fundo, quando estiver douradinha está pronta, vire-a, retire do lume para colocar o recheio de sua preferência tape a frigideira, volte a colocar ao lume e deixe a massa dourar e o queijo derreter sempre em lume brando.
- Se quiser pode levar ao grill do seu forno por cerca de 5 minutos, até que doure mais um pouco o seu recheio (mas isso já é a gosto de cada um, porque fica bom de qualquer maneira).
- Sirva imediatamente e saboreie esta deliciosa pizza.
OPÇÃO Nº 2
(Para 1 pizza média)
Para a massa:
- 150g de farinha de trigo + para enfarinhar a bancada da cozinha
- 1 colher de café de sal grosso
- 1 colher de café (cheia) de fermento químico
- 75ml de água
- 1 fio de azeite
Para rechear:
- molho de tomate q.b.
- queijo mozzarella ralado q.b.
- rodelas de chouriço q.b.
- azeitonas pretas q.b.
- Numa taça colocar a farinha, o sal e o fermento.
- Abrir um buraco ao meio e verter a água e o azeite e ir mexendo com a colher de pau até ser possível e depois amassar com as mãos até ficar uma massa lisa e elástica (demora apenas alguns minutos).
- Polvilhar a bancada da cozinha e estender a massa com o mesmo diâmetro da frigideira.
- Aquecer a frigideira e tostar em primeiro lugar as rodelas de chouriço e reservar.
- Limpar a mesma com papel absorvente e forrar com papel vegetal (para proteger a massa de queimar mais rapidamente).
- Levar novamente ao lume a frigideira a aquecer. Colocar a massa e deixar cozinhar de ambos os lados, voltando depois ao lado inicial.
- Enquanto a massa está na frigideira fazer um molho de tomate rápido, aquecendo numa pequena caçarola polpa de tomate, sal e pimenta, orégãos e manjericão seco a gosto.
- Baixar o lume da frigideira e verter o molho de tomate por cima da massa, o queijo ralado, o chouriço previamente tostado e algumas azeitonas.
- Deixar a cozinhar lentamente até o queijo derreter. Servir quente.