Para o polvo:
- 1,2kg de polvo
- 4 dentes de alho
- 1 cebola (para cozer o polvo)
- 100ml de vinho tinto
- salsa picada
- 100g de cebola
- 3 cravinhos
- 30g de miolo de pinhão
- 50g de damascos secos
- 2 hastes de alecrim
- 0,5dl de vinho do Porto seco
- 1,25dl de azeite
- 1dl de caldo de legumes
- louro
- sal
- pimenta da Jamaica
Para as batatas:
- 600g de batatas novas com casca
- tomilho
- 4 dentes de alho em camisa
- azeite
- pimenta da Jamaica
- vinagre de vinho branco
- sal
Coza primeiro o polvo, para o tornar mais tenro. Para tal, coloque-o em água numa panela alta e junte uma cebola cortada grosseiramente, 1 ou 2 folhas de louro, 3 cravinhos, o vinho tinto, a salsa picada e um fio de azeite. Deixe cozer por cerca de hora e meia em lume brando/médio.
Passado este tempo, escorra o polvo e prepare-o. Coloque-o num tabuleiro de forno, tempere com sal e deite-lhe os restantes ingredientes: os dentes de alho cortados em metades, os 100g de cebola picada, os pinhões, os damascos picados, o vinho do Porto, o azeite, o caldo de legumes, 1 ou 2 folhas de louro, um pouco de pimenta da Jamaica (3 ou 4 bagas) e finalmente as hastes de alecrim por cima. Tape com papel de alumínio e leve ao forno, a 150º, por cerca de 2 horas e meia.
Entretanto, prepare as batatas: faça uma incisão em cruz em cada uma e coloque-as num tacho. Deite os dentes de alho, o tomilho, sal e a pimenta da Jamaica (4 ou 5 bagas). Tempere com um pouco de vinagre e finalmente cubra as batatas com azeite. Leve a lume muito brando por cerca de uma hora – o azeite ferverá, mas não fritará as batatas, que ficam muito macias por dentro e com a pele assada.
Assim que o polvo estiver pronto, retire-o do forno e escorra o molho para um tachinho. Leve a lume muito brando até reduzir a cerca de metade, o que irá concentrar os sabores. Volte a regar o polvo com o molho e sirva com as batatas.