Saiba como confecionar este prato tradicional da cozinha açoriana, um dos mais representativos da gastronomia do arquipélago, ocupando um lugar de destaque à mesa na ceia de Natal. O polvo guisado pode ser servida como prato principal, sendo acompanhada com batata ou arroz branco, ou como petisco.
Nos Açores, o polvo saboreia-se guisado ou estufado em vinho tinto ou de cheiro, e leva sempre malagueta. Também se serve polvo assado, sendo menos comum encontrar receitas de polvo cozido, variante pouco apreciada nas ilhas açorianas. A receita tem pequenas variações relativamente ao polvo guisado da ilha do Faial, sendo ambos muito apetitosos.
Para 4 pessoas
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de massa de malagueta
- 2 colheres (sopa) de calda de tomate
- 2 dentes de alho
- 2 kg de polvo
- 200 ml de vinho de cheiro
- 400 ml de vinho branco
- 500 g de batatas
- sal e pimenta a gosto
- Leve uma panela com água ao lume, para ferver.
- Entretanto, arranje o polvo e lave-o. Se for de tamanho médio ou grande, bata-o de seguida sobre uma superfície lisa, a fim de ser mais fácil de cozinhar. Reserve num alguidar.
- Deite a água a ferver sobre o polvo e deixe repousar. Em seguida, corte-o em pedaços regulares e ponha a escorrer.
- Faça um refogado com o azeite e as cebolas bem picadas. Quando a cebola estiver translúcida, junte a calda de tomate e a massa de malagueta, deixando apurar. Junte o polvo e deixe-o destilar.
- Após 15 minutos, regue com o vinho e um pouco da água em que escaldou o polvo, até o cobrir. Deixe cozinhar até o polvo ficar tenro, sendo que o tempo de cozedura depende da qualidade do polvo.
- Quando estiver praticamente cozido, junte as batatas, que deverão apenas levantar fervura.
- Retifique os temperos e adicione sal e pimenta a gosto.
- Deite o polvo e as batatas num tabuleiro e leve ao forno, previamente aquecido.
- Deixe ferver e apurar o molho. Retire o tabuleiro e sirva de imediato.