- 8 ovos
- 2 chávenas de açucar (usei de 200 ml)
- 1 dl de óleo
- 1 chávena de farinha
- 3 colheres de sopa de fécula de batata
- 1/2 colher de café de aroma de baunilha em pó
- raspa da casca de 1 limão
- 1 colher de chá de fermento pó
- 1/2 chávena de agua morna
- Primeiro, batem-se os ovos inteiros com o açucar até desfazer bem o açucar e ficar uma espuma esbranquiçada, junta-se a raspa da casca do limão, o óleo, a baunilha e vai-se sempre batendo..
- Depois junta-se a farinha, a fécula de batata e o fermento em pó e continua-se a bater muito bem e por fim junta-se a água morna e bate-se até ficar tudo bem misturado.
- Vai ao forno a 200º numa forma sem buraco bastante grande, untada com manteiga e forrada com papel vegetal para evitar os acidentes quando se desenforma, durante mais ou menos 1 hora.
- Convém verificar a temperatura do forno passado 30 minutos deve-se baixar um pouco a temperatura para que o bolo fique mais macio e humido.
- 1 caixinha de morangos (350 gr + ou -)
- 2 pacotes de natas (usei parm…. , acho que para este tipo de trabalho são as melhores)
- açucar branco a gosto (não convém colocarém muito, depois fica muito enjoativo)
- Top de morango, ou doce se preferirem
- Corta-se o bolo em duas partes depois de estar completamente frio (eu fiz o bolo na noite e recheei no dia seguinte de manhã).
- Batem-se as natas até ficarem muito bem firmes, junta-se o açucar e bate-se até desfazer bem o açucar.
- Na parte de baixo do bolo cobre-se com bastantes natas (convém por bastantes natas, pois o bolo sempre absorve algumas e depois não se nota o creme no meio) e põe-se morangos cortados aos bocadinhos pequenos por cima e depois coloca-se a outra parte do bolo.
- Depois é so colocar o resto das natas a cobrir o bolo, vai ao frigorifico umas 5 horas antes de servir, fica sempre melhor, mais humido, e no dia seguinte então é ainda mais delicioso (eu só coloquei os morangos por cima pouco tempo antes de servir para estarem bem frescos), podem usar um top de compra ou não usar, fica ao vosso gosto.