Receitas de Bacalhau

» Delicie-se também com:   Culinária Indiana

 

 

O bacalhau é, sem dúvida, um dos pratos mais populares e conhecidos da gastronomia Portuguesa. Antigamente, para se conservar o bacalhau, deixava-se a secar ao sol com sal.
 
Hoje em dia, a melhor forma de preservar o bacalhau é armazená-lo envolto em papel resistente ou então congelando-o.  Antes de cozinhar o bacalhau, deve demolhá-lo durante algumas horas, para eliminar o excesso de sal.
 
A pesca sempre fez parte da história de Portugal e anteriormente existia bacalhau em grande abundância. Hoje em dia, não se tem tanto bacalhau como antigamente, o que acaba por elevar o sabor de um bacalhau fresco a outra dimensão.
 
Há um ditado Português que diz que há mais de 365 maneiras diferentes de se cozinhar bacalhau – uma para cada dia do ano. O método e os ingredientes que eleger para o acompanhar, vão depender do seu gosto pessoal, mas é fácil encontrar pratos muito conhecidos de bacalhau nos menus dos restaurantes.
 
Podemos dar como exemplo o Bacalhau à Lagareiro, prato de bacalhau assado no forno com cebola, azeite e batatas a murro. Em alternativa, o Bacalhau com Natas, assado no forno com um molho cremoso de bechamel e batatas, o Bacalhau à Brás, frito com batatas, cebola e ovos ou ainda o Bacalhau à Gomes de Sá, salteado com batatas e ovos cozidos, entre muitas outras combinações possíveis.
 
 
Esta iguaria também se pode apresentar sob um filete salgado de bacalhau ou ainda em fatias finas, transformando-se num fenomenal pastel de peixe que se cozinha no forno.
 
Uma outra forma bem simples que os portugueses gostam de comer o bacalhau é, por exemplo, no Natal, quando se coze a vapor e se serve com repolho, ovos cozidos e outros legumes. 
 
Sem dúvida que durante a sua visita, encontrará bacalhau em muitos restaurantes, assim como nas casas das famílias portuguesas. Se esta é a sua primeira visita ao Porto, sugerimos-lhe provar alguns destes pratos, já que pode experimentar combinações muito saborosas.
 
Ainda assim, o bacalhau não é consensual, mas mesmo que depois não goste, vale a pena provar pela experiência. 
5/5 - (144 votes)
Gostou desta receita? Classifique e Partilhe-a com os(as) Amigos(as)!