Gastronomia da Beira Alta. Cozinha Regional da Beira Alta, destacam-se ainda os queijos, os enchidos, e os pratos de peixe.
Para quem não conhece, fica aqui o desafio. Comece com uma sopa de Mangualde, confeccione de seguida um bacalhau à moda da Guarda, sirva depois um coelho serrano e termine com uns biscoitos de Lafões ou umas cavacas.
As sugestões são muitas, cabe ao leitor escolher. A Beira Alta, uma região que integra dois distritos, é profundamente marcada pela sua localização serrana, pelas paisagens avassaladoras, pelos sabores, tradições e pelo turismo.
Convidamo-lo a embarcar numa viagem onde vai ficar a conhecer as características únicas da Beira Alta. Com o rio Douro a norte, o rio Mondego a sul e a imponência da mais alta serra de Portugal Continental a nascente, a Beira Alta é uma região onde as paisagens naturais ajudam a manter viva a história e as tradições de séculos.
Os vales e montanhas e os rios que as atravessam são fatores de atratividade para a prática de turismo e desportos de natureza.
Na gastronomia, os sabores serranos são marcados pelos queijos, azeite, carnes e vinhos. Historicamente forte, a Beira Alta é uma região com vestígios do passado lusitano que tem atraído cada vez mais turistas.
- Açorda de Bacalhau de Aveiro
- Arroz de Lebre
- Arroz Doce da Beira Alta
- Bacalhau Dourado – Beira Alta
- Biscoitos da Guarda
- Bolo Negro de Loriga
- Borrego à Serra da Marofa
- Cabrito Assado no Forno (Viseu)
- Caldo de Grão
- Cavacas de Resende
- Coelho com Cogumelos
- Doce de Abóbora (Beira Alta)
- Filhós da Guarda
- Filhóses à moda da Beira Alta
- Papas de Carolo com Grelos e Porco
- Papas Doces de Milho
- Pasteis de Vouzela
- Perdiz Estufada
- Perna de Cabrito Assada com Batata à Padeiro
- Pudim de Pão: 3 receitas maravilhosas
- Sarrabulho à moda da Beira Alta
- Tigelada de Oliveira do Hospital
- Torresmos à moda da Beira Alta
- Vouguinhas