Poderá querer ver primeiro…
A comemoração do Natal é Universal, porém as receitas de Natal variam consoante o pais, cada qual com as suas delicias. Hoje deixo-vos aqui algumas receitas tradicionais de doces e salgados que passam pela mesa dos Portugueses.
Espero que gostem das sugestões e que elas ajudem a alegrar a vossa mesa de Natal.
Para ver as receitas pretendidas apenas têm de clicar nos nomes das mesmas para as visualizar.
- Rabanadas poveiras: Estas rabanadas são indicadas para os que gostam de doces tradicionais mais completos e intensos. Aqui vamos buscar uma rabanada com uma textura incrível, enriquecida com um creme de ovos.
- Filhoses estendidas: Estas filhoses são ótimas para fazer em família, a massa é simples e na hora de fritar pode pedir ajuda aos filhos para as estender com as mãos.
- Broas de batata doce: Um dos primeiros sinais de Natal é com certeza o aparecimento das broas doces nas prateleiras dos supermercados. Nesta receita proponho-vos umas broas deliciosas e simples que irão com certeza surpreender.
- Rabanadas de forno: Esta receita é indicada para os apreciadores de uma boa rabanada e que não gostam de frituras.
- Receita das melhores rabanadas: Chamo-as das melhores porque são do mais simples que se pode fazer, por dentro têm a textura perfeita e o sabor para mim é realmente o melhor.
- Farrapo velho no forno: O prato que não pode faltar no dia dia de Natal, é feito com as sobras do tradicional escorrido da noite especial e acabado no forno.
- Sonhos de Natal: Os sonhos são sempre uma agradável surpresa, ocos por dentro, leves e deliciosos.
- Farófias: Estas farófias além de deliciosas são simples e super rápidas.
- Bolo rainha: Este é o bolo indicado para os que gostam de bolos tradicionais diferentes, neste caso é o creme de coco aplicado na superfície do bolo, que o distingue dos outros.
- Coscorões: Esta é uma receita simplificada dos nossos adorados coscorrões.
- Broas de Natal com batata doce: Estas são broas são sempre um sucesso, não há quem as prove e não goste, São feitas à base de batata normal e enriquecidas com frutos secos.
- Tarte de abóbora: A abóbora têm obrigatoriamente que marcar presença numa mesa de natal. Eu escolhi esta tarte de abóbora enriquecida com coco, que surpreende pela textura e sabor.
- Bacalhau da consoada: Um prato simples que leva todos os ingredientes do tradicional escorrido, é apresentado em camadas e enriquecido com o pão tostado.
- Aletria: A aletria é umas das iguarias que não podem faltar na mesa de natal, há muitas maneiras de a fazer, simples ou com ovos. A versão que vos proponho é precisamente a segunda.
- Pudim de ovos: um pudim é sempre é sempre bem vindo, é delicioso, fácil e rápido. É só juntar os ingredientes e levar ao forno em banho maria e enquanto ele coze podemos nos dedicar a outra receita.
- Arroz doce cremoso: cá por casa nem me perdoariam se o arroz doce faltasse na mesa, escolhi este cremoso que é simples e delicioso.
- Farófias no Microondas com Leite Creme: Esta é outras das sobremesas que não pode faltar na minha mesa de Natal, é deliciosa e faz-se em apenas alguns minutos.
- Pudim de Abade de Priscos: Um dos maiores clássicos da nossa doçaria tradicional que é presença habitual na mesa de consoada dos portugueses.
- Tronco de Natal: Um clássico do Natal, delicioso, com uma massa fofa e um recheio leve e fresco. Tem a vantagem de poder ser feito com antecedência.
- Peras Bêbadas em Vinho Tinto: Doces, macias e deliciosas cozinhadas numa calda de açúcar, vinho tinto e especiarias, perfeitas para toda a família.
Veja também:
- Os Pratos Típicos de Natal das Várias Regiões de Portugal
- Sugestões de Receitas para o Natal e Ano Novo
Poderá ainda querer ver:
- Receitas de Natal (Doces)
- Receitas de Natal (Pratos de Carne)
- Receitas de Natal (Pratos de Peixe)
- Receitas de Natal (Acompanhamentos)
- Receitas de Natal (Entradas)
- Receitas de Natal (Sopas e Caldos)