- Filetes tirados de um robalo fresco (2 por pessoa)
- 3 dentes de alho descascados e picados
- 1 cebola descascada e cortada miudamente
- 150 gr. linguini ou noodles
- espargos verdes cortados em troços
- raminhos de brócolos
- mexilhões
- azeite
- vinho branco seco
- sal e pimenta preta moída na altura
- coentros frescos picados
Abra os mexilhões num tacho, com um pouquinho de vinho branco seco. Retire os mexilhões das cascas. Coe o líquido formado.
Num outro recipiente, aqueça um fio de azeite. Junte a cebola e alho e deixe dourar um pouco. Junte os espargos e os brócolos. Mexa. Junte o linguini ou outra massa a gosto. Junte, a pouco e pouco, o caldo formado no tacho dos mexilhões que deve estar sempre bem quente.
Quando a massa estiver “al dente”, junte o miolo de mexilhão. Tempere de sal e pimenta. Mexa. Junte coentros frescos picados.
Entretanto, aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Junte, na frigideira, os filetes de peixe, com a pele para baixo. Deixe marcar. Vire os filetes e deixe acabar de cozinhar por breves minutos.
OU
- 2kg de robalo
- 500g de mexilhões
- 0,5l de vinho branco
- 1l de água
- 3 cebolas
- 1 folha de louro
- 6 grãos de pimenta
- 2dl de azeite
- 5 tomates
- 4 dentes de alho
- sal e pimenta q.b.
Coloque numa panela (de preferência um peixeira, onde poderá cozer o peixe inteiro) o vinho, a água, uma cebola aos quartos, o louro, os grãos de pimenta e sal q.b. Deixe ferver durante 20 minutos ou até ficar bem aromatizado.
Introduza o robalo amanhado a cozer em lume médio, aproximadamente durante 18 minutos.
À parte, faça um refogado com o azeite, as restantes cebolas cortadas às rodelas finas, os alhos picados e o tomate cortados aos pedaços sem pele nem grainhas.
Junte os mexilhões limpos ao refogado e abafe-os até abrirem. Assim que o peixe estiver cozido, adicione o preparado por cima. Pode servir o peixe inteiro ou empratado em posta.