A salada marroquina é uma salada vegetariana confecionada com cuscuz, chalotas, pimento, grão-de-bico e pepino, além de um delicioso molho de iogurte natural. O cuscuz é um tipo de sêmola feito a partir de trigo duro. Fica ótimo em saladas já que absorve prontamente o sabor do molho. Esta salada marroquina é uma salada fria ideal para dias mais quentes. Pode ser também servida morna, basta para isso juntar os cuscuz ainda quentes e servir de imediato. Acompanhe esta salada marroquina com uma deliciosa receita de tofu ou porque não com um hambúrguer vegetariano.
Para 6 pessoas
- 175 g de cuscuz
- 1 punhado de chalotas, finamente picadas
- 1 pimento verde pequeno, sem sementes e picado
- 1 pedaço de pepino de 10 cm, picado
- 175 g de grão-de-bico enlatado, escorrido e lavado
- 1/3 chávena generosa de passas
- 2 laranjas
- Sal
- Pimenta
- Ramos de hortelã, para guarnecer
- Folhas de alface, para servir
- Coloque os cuscuz numa tigela e cubra com água a ferver. Deixe ficar de molho durante 15 minutos para os grãos incharem e depois mexa-os suavemente com um garfo para os separar.
- Junte as chalotas, o pimento verde, o pepino, o grão e as passas aos cuscuz, mexendo até ligar tudo bem.
- Tempere bem com sal e pimenta.
- Para fazer o molho, coloque a casca ralada de laranja, a hortelã e o iogurte numa taça e misture até obter um preparado homogéneo Deite sobre a mistura de cuscuz e mexa bem.
- Usando uma faca afiada de serrilha, retire a casca e os caroços às laranjas. Corte a polpa em gomos, retirando todas as membranas.
- Disponha as folhas de alface em 4 pratos de servir. Divida a mistura de cuscuz pelos pratos e disponha os gomos de laranja por cima.
- Guarneça a salada marroquina com ramos de hortelã fresca e sirva. Pode substituir o molho por um delicioso fondue de vários queijos.