Para assar a sardinha na brasa ( que é um peixe gordo) o lume deve já estar muito brando ( o carvão fica esbranquiçado) e cada sardinha deve assar de cada lado 2 ou 3 minutos no máximo, até alourar, mas sem a deixar ficar seca. No final é só servir, com ou sem pão, degustar e aproveitar um dos peixes com mais benefícios para a nossa saúde que existe!
- 15 sardinhas
- sal q.b.
Salada
- meio pimento encarnado
- meio pimento verde
- meia cebola pequena
- alface q.b.
- tomate q.b.
- azeite e vinagre q.b.
- sal q.b.
- Tempere as sardinhas de sal. Prepare o lume e quando já tiver colocado o carvão coloque os pimentos a assar.
- Quando a pele estiver preta retire-os, coloque-os num saco de plástico, feche e deixe assim uns 10 minutos, este processo fará com que os pimentos acabem de cozinhar ao vapor e facilita o retirar da pele do pimento.
- Quando o lume já estiver brando coloque as sardinhas a assar 2 ou 3 minutos de cada lado, até alourarem, mas sem as passar demais para não secarem.
- Retire-as então da grelha e coloque numa travessa.
- Abra o saco dos pimentos e retire-lhes a pele. Desfie-os com as mãos em tiras. Arranje a alface e o tomate e coloque numa saladeira.
- Por cima disponha os pimentos e de seguida a cebola cortada em rodelas. Tempere a gosto de sal, azeite e vinagre. mexa a salada de seguida.
- Sirva a sardinha assada na brasa por cima de uma fatia de pão, no prato mas sempre com a tradicional salada de pimentos.