- 300 gramas de bolacha maria
- 150 gramas de açúcar em pó
- 80 gramas de miolo de noz
- 6 folhas de gelatina incolor
- 300 ml de café solúvel preparado
- 1.1 litros de natas
- Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
- Num recipiente bata bem um litro de natas, adicione-lhes o açúcar aos poucos e continue a bater, até que fiquem firmes.
- Escorra as folhas de gelatina, adicione duas colheres de sopa das natas e leve ao lume em banho maria, até a gelatina derreter. Junte ao preparado anterior e mexa delicadamente para não deslaçar.
- Deite numa forma tipo bolo inglês forrada com papel vegetal o preparado das natas alternando com a bolacha maria humedecida em café e salpicada com a noz ralada. A última camada deve ser de bolacha.
- Leve ao frigorífico por 10 horas.
- Quando estiver totalmente solidificado, desenforme e cubra com as restantes natas batidas (100 ml) bolacha ralada a gosto.
- Mantenha no frigorífico até servir.
Opção nº 2
- 3 dl de natas
- 1,5 lata de leite condensado
- 7 folhas de gelatina incolor
- 3 c. (sopa) de água fria
- 16 bolachas tipo maria
- Comece por bater as natas, junte o leite condensado e volte a bater. Demolhe as folhas de gelatina em água fria; leve-as ao lume em banho-maria, com três colheres, de sopa, de água fria até ficarem completamente liquidas.
- Depois, junte-as ao preparado de natas e leite condensado, voltando a bater tudo muito bem e reserve.
- Triture 8 bolachas e cubra o fundo amovivel de uma tarteira com elas. Verta o preparado reservado e triture as restantes bolachas para cobrir o doce. Leve ao frigorífico ou ao congelador, conforme o gosto.
Opção nº 3
- 1 pudim de caramelo instantâneo
- 2 dl de natas
- 2 pacotes de bolacha tipo maria
- 2 dl de café
- 100 g de açúcar
- Prepare o pudim de caramelo, conforme as instruções da embalagem. Deixe o pudim arrefecer um pouco. Entretanto, bata as natas e reserve.
- Coloque um aro para semifrio previamente passado por água, num prato. Passe as bolachas por café e disponha uma camada no prato, sobreponha outra camada de pudim e de seguida uma de natas.
- Repita esta operação até terminar todos os ingredientes. A última, deve ser de natas, que servirá de decoração. Leve ao frigorifico e sirva bem frio.
- No final, polvilhe com bolacha ralada, ou regue com caramelo liquido.