Esta tarte de legumes e mozzarella é uma proposta vegetariana, nutricionalmente equilibrada. Se optar por não acrescentar a mozzarella e substituir o leite magro por creme de culinária de soja, fica com um prato vegan.
- 900 g batata para assar
- qb sal
- 200 g ervilhas congeladas
- 300 g cenouras
- 100 g cebola
- 2 dente alho
- 4 c. sopa azeite
- 200 g alho-francês
- 200 g cogumelos laminados
- 300 g tomate em rama
- qb pimenta em pó
- qb tomilho
- 1 dl leite magro
- qb noz moscada
- 100 g queijo mozzarella
- Descongele as ervilhas. Coza as batatas em água temperada com sal, até estarem macias. Pele a cenoura e a cebola e corte-as em meias rodelas finas.
- Aloure os dentes de alho com metade do azeite, numa frigideira que possa ir ao forno. Adicione o alho-francês, os legumes preparados e os cogumelos e cozinhe sobre lume moderado durante 15 minutos. Mexa de vez em quando.
- Pique o tomate, limpo de sementes, em cubos e adicione-o aos legumes. Tempere com 1 colher de chá de sal, pimenta e uma pitada de tomilho. Mexa e cozinhe durante 5 minutos.
- Escorra a água das batatas sobre as ervilhas. Descasque as batatas, junte-lhes o restante azeite e esmague-as até obter um puré.
- Escorra as ervilhas, triture-as com a varinha mágica e junte-as ao puré. Adicione o leite e tempere-o com pimenta e noz-moscada a gosto e envolva. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Retire os legumes do lume e salpique o preparado com o queijo mozzarella fresco desfeito em pedaços pequenos.
- Por cima, distribua o puré, tendo o cuidado de cobrir completamente os legumes
- Deslize uma colher pela superfície do puré, de modo a torná-la algo irregular, e leve a tarte ao forno 25 minutos ou até começar a alourar.