Em vez dos mirtilos pode usar outra fruta a gosto (morangos, framboesas, ou uma mistura de vários frutos vermelhos) e em vez de polvilhar com açúcar em pó pode pincelar com geleia.
Para a Massa
- 140 g de vaqueiro com sabor a manteiga
- 75 g de açúcar
- 25 g de amêndoa moída sem casca
- 250 g de farinha
- 1 ovo pequeno
- 1 pitada de sal
Para o Creme de Pasteleiro
- 250 ml de leite gordo (ou 125 ml de leite + 125 ml de natas)
- 20 g de farinha
- 1 ovo + 1 gema
- 40 g de açúcar
- 1 casquinha de limão
Para a Cobertura
- 350 g de mirtilos
- açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Da Massa:
- Ligar o forno a 180º.
- Bater a vaqueiro com sabor a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar até obter uma mistura homogénea, juntar o ovo, misturar bem, depois a amêndoa moída e por fim a farinha.
- Formar uma bola, embrulhar em película aderente e guardar no frigorifico por duas horas.
- Estender a massa e forrar uma forma de tarte ou várias formas de tartelete, cobrir com papel vegetal encher com feijões secos (o peso dos feijões faz com que a massa não enfole) e levar ao forno aquecido por cerca de 20 minutos, ao fim desse tempo retirar os feijões e o papel vegetal e levar mais 5 minutos ao forno.
- Deixar arrefecer, desenformar e reservar.
Do Creme:
- Levar o leite ao lume com uma casquinha de limão para aquecer sem deixar ferver, bater ligeiramente os ovos com o açúcar, juntar a farinha e adicionar o leite aos poucos.
- Levar esta mistura ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retirar o creme para uma taça e tapar com película aderente para não criar nata e reservar até estar completamente frio.
Montagem:
- Deitar o creme por cima da base da tarte, colocar por cima os mirtilos e polvilhar com açúcar em pó.
- Notas: Quer a base da tarte, quer o creme podem ser feitos de véspera, já que para a montagem da tarte é necessário que todos os elementos estejam frios.
- Dica: Para um creme mais rico usar 125 ml de leite + 125 ml de natas.