- 400 g de massa areada congelada
Recheio:
- 1 lata de leite condensado
- 3 dl de leite e 2 limões
- 5 gemas e 1 dl de natas
Merengue:
- 5 Claras
- 180g de açúcar granulado fino
Decoração:
- Açúcar em pó e 1 limão
- Descongele a massa à temperatura ambiente, com pelo menos duas horas de antecedência. Tenda-a com um rolo de cozinha e forre uma tarteira com 18 cm de diâmetro.
- Para o recheio, coloque numa taça os leites, a raspa de um limão e o sumo dos dois, as gemas, as natas e misture muito bem com uma vara de arames.
- Verta o preparado na tarteira e leve ao forno a 200° C, na parte mais baixa, durante 40 minutos. Retire depois de cozida.
- Entretanto, prepare o merengue, batendo as claras em castelo. Junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até deixar de sentir o granulado.
- Coloque num saco de pasteleiro, munido com boquilha frisada, e cubra o recheio da tarte.
- Leve ao forno a 190° C, por cerca de 20 minutos.
- Retire, deixe arrefecer e desenforme.
- Polvilhe com açúcar em pó e finalize com o limão cortado às rodelas finas.
Opção nº 2
- Massa Quebrada ou massa folhada (de compra)
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 dl de sumo de lima e/ou limão (usamos metade de cada)
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
- Barra-se a forma e coloca-se a massa estendida por cima, pica-se com um garfo, põe-se papel de alumínio por cima e enche-se com feijões, vai ao forno a 180º durante 10 m.
- Entretanto separam-se as gemas das claras e reserve as claras.
- Bata as gemas com o leite condensado e o sumo.
- Retire a massa do forno, retire os feijões e o papel de alumínio e verta a mistura das gemas com o leite condensado sobre a massa que vai ao forno mais 15 minutos.
- Bata as claras em castelo, quando começar a estar firme adicione os açúcares.
- Retire a tarte do forno cubra-a com as claras batidas e leve de novo ao forno só para alourar as claras. Sirva fresca.
Opção nº 3
Base de tarte
- uma base de massa já pronta
ou
- 200 g de farinha
- 125 g de manteiga amolecida
- 70 g de açúcar em pó (Icing Sugar)
- 2 ovos
- 50 g de pó de amêndoas
- Bata a manteiga amolecida até esta ficar cremosa e junte o açúcar em pó, mexa, acrescente os ovos previamente batidos…mexa até os ovos estarem bem incorporados.
- Junte a farinha através de um passador progressivamente e vá mexendo, junte o pó de amêndoas.
- Quando a massa estiver homogénea forme uma bola cubra o recipiente com filme transparente e leve ao frigorífico por umas duas horas.
- Depois é só estender com a ajuda de um rolo…para isso ponha a massa entre dois pedaços de película transparente e vá passando o rolo até formar um círculo…cubra uma forma de tarte e é só seguir o resto da receita.
Creme de Limão
- 3 ovos
- 4 limões não tratados
- 150 g de açúcar
- 1 colher de sopa de Maïzena
Merengue
- 3 claras de ovo
- 150 g de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 saqueta de açúcar baunilhado
- Raspe a casca de dois limões…com a ajuda de um raspador e deite numa panela.
- Esprema o sumo dos 4 limões (ou menos…conforme quiser mais ou menos acidez…sabendo que 4 é extremamente ácido), verta na panela e junte o açúcar.
- Leve ao lume até obter um xarope e as raspas de limão ficarem meias translúcidas e diminuirem…
- Retire do lume e incorpore os ovos previamente batido com a Maïzena (atenção aos grumos… caso se formem passe a varinha ou num 1 2 3 (picadora com braço de bater ovos)…
- Se quiser ser amiga pode juntar um pacote de natas (para ver se resulta na questão de cortar a acidez) junte ao xarope de limão e leve novamente ao lume (forte) sem parar de mexer até engrossar.
- Entretanto a massa da tarte já cozeu…retire do forno tire os feijões (tente não se queimar…nem deixar cair os ditos ao chão porque estão demasiado quentes…sim…lido muito mal com altas temperaturas).
- Deite o creme sobre a massa e reserve.
- Bata as claras em castelo com uma pitada de sal…quando estas estiverem a ficar firme junte-lhes gradualmente o açúcar e continue a bater até obter um creme liso e brilhante.
- Deite por cima do preparado anterior e faça uns movimentos com a colher para dar forma… também pode usar uma manga de pasteleiro.
- Leve novamente ao forno mas na posição grill, caso não tenha na posição normal também funciona, até o merengue alourar.
- Conserve no frio até à hora de servir.