Sushi: a origem
O sushi é um prato típico japonês que consiste em peixe cru cortado fino (às vezes também é cozinhado), depois introduzido à mão em arroz avinagrado. É uma técnica relativamente recente: só nasceu no século XIX. No entanto, já no século XVIII se faziam rolos de arroz cozinhado com vinagre, mas o peixe não era cru, mas sim preservado (salgado ou em pickle).
Pensa-se que terá sido Hanaya Yohei, um destacado empresário de Tóquio, o primeiro a fazer e vender esta delícia ao balcão de um dos seus bares. Terá sido nesta altura que nasceu o conceito de sushi bar.
Antes da explosão mundial na procura pelo sushi e da imensa oferta entretanto disponível, a formação para o fazer demorava 10 anos. Só depois desse período se era considerado um mestre do sushi, habitualmente chamado de sushi-man. Hoje, o treino reduziu-se para cerca de três a quatro anos.
Países como o Brasil, principalmente na cidade de São Paulo, são famosos pela qualidade do sushi. Portugal está no bom caminho e a qualidade tem melhorado a olhos vistos.
Começou por ser um prato tipico japonês, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, pelo seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo. hoje em dia são poucos os que lhe resistem.Tornou-se tão famoso, o sushi que até existe um dia especialmente dedicado a todos os tipos de sushi: o Dia Internacional do Sushi (18 de Junho).
Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, existem várias formas de preparar e apresentar o sushi, e cada uma delas com uma designação própria.
Conheça os principais tipos de sushi e memorize alguns dos seus nomes. Certamente que no próximo almoço ou jantar japonês entre amigos, irá fazer um grande sucesso.
Tipos de sushi:
Você conhece a culinária nipônica? A variedade de pratos da culinária do Japão é muito ampla e abrange uma série de ingredientes delicados e de paladar fino. Entre os pratos mais conhecidos estão os Tempurá, Guioza, Yakisoba, Sashimi, Sushi e muitos outros. Pratos feitos principalmente à base de arroz, algas, peixes e leguminosas.
E é especificamente do sushi, o mais famoso de todos, que vamos falar nesta matéria. Seus tipos e variações. Da culinária tradicional nipônica, até as adaptações americanas e brasileiras. Existem inúmeros tipos de sushi.
O sushi é o prato japonês mais consumido em todo o mundo. Porém sua origem remonta à 200 anos atrás, onde inicialmente era vendido em barracas nas ruas, como um “food truck primitivo”. Naquele tempo esse prato era conhecido como edomae zushi, porque era produzido com peixes frescos pescados na Baía de Edomae, atual Tóquio. Ainda hoje o sushi que se vende naquela região é chamado de edomae nigirizushi.
Conceitualmente o sushi é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, frutas, vegetais e ovo; onde vem servido enrolado em uma folha de alga. A tradição japonesa prima por servi-lo com wasabi (pasta de raiz forte) dissolvido em shoyu, onde deve-se apenas resvalar na alga, não deixando o arroz absorver o molho.
O ingrediente em comum em todos os tipos de sushi é o arroz. Os tipos variam muito, com vários opções de recheios e coberturas, além da maneira que são montados. A lista abaixo mostrar as diferentes formas de construir o sushi, independentemente dos tipos de recheio e coberturas.
Conheça os principais tipos de sushi e decore os nomes. Vai ser o sucesso do próximo jantar japonês que organizar com os amigos.
Fica com dores de cabeça quando olha para o menu de um restaurante asiático? Distinguir nomes e tipos de sushi é como jogar na lotaria? Bem-vindo ao mundo encantado desta especialidade japonesa.
Primeiro, “sushi” não quer dizer “peixe cru”. A palavra refere-se mais ao tipo de arroz avinagrado, o ingrediente-rei. Segundo a tradição, o conhecido “sashimi” não é um tipo de sushi, mas sim uma iguaria japonesa composta por fatias de peixe fresco ou carne crua. Siga o guia do Uber Eats e conheça cada tipo de sushi em sua casa. Assim, não corre o risco de ofender alguém se falhar nas regras de etiqueta, como esfregar os pauzinhos um no outro ou pousando o sushi trincado no prato. Aplique o que aprender aqui no próximo jantar de amigos e não ficará mal visto.
Sashimi: fatias de peixe cru, acompanhadas por gengibre, molho de soja e wasabi.
Tecnicamente, não é sushi. Enquanto sushi é peixe servido com arroz e pode ser adornado com outros ingredientes, sashimi é simplesmente o peixe cru. É cortado em fatias retangulares longas conhecidas como “hira-zukuri” e é normalmente acompanhado pelos condimentos wasabi, molho de soja (shoyu) e gengibre (gari).
Niguiri sushi: é o tradicional sushi, composto por uma porção de arroz (niguiri) coberto por uma fatia de peixe crú ou camarão cozido (ebi).
Nigiri é um estilo de sushi que é feito moldando uma bola de arroz temperada com vinagre e cobrindo-a com uma fatia de peixe cru. Normalmente é servido em pares (duas peças do mesmo sushi) e pode ser comido com as mãos.
Maki sushi: Maki significa enrolar. Este sushi é enrolado numa folha de algas com uma esteira de bambus. O recheio é feito com mais de um tipo de ingredientes.
Maki é um sushi enrolado, tradicionalmente feito com uma folha de nori, enrolado em uma camada de arroz, legumes e/ou peixe, depois enrolado em uma esteira especial de bambu e cortado em 6-8 partes. Há uma variedade de sushi makis que variam em tamanho e estilo:
(a) Futomaki: rolos de tamanho maior, com vários ingredientes
(b) Hosomaki ou Hossomaki: rolos menores feitos com uma folha de nori, enrolados com uma camada de arroz, mas contêm apenas um recheio, como pepino, atum ou cenoura.
(c) Temaki: são feitos rolando uma folha de nori em forma de cone, em seguida, enchendo com arroz e legumes e peixe. Temaki são comidos com as mãos porque eles são grandes demais para comer com hashis (pauzinhos)
(d) Gunkanmaki: também conhecido como sushi encouraçado, é formado por envoltório de nori (alga tostada) ao redor de uma bola de arroz temperada com vinagre para que um poço seja criado com ingredientes como ostras, ikura (ovas de salmão), tobiko (ovas de peixe voador) ou uni (ovas do ouriço-do-mar).
Quando alguém que não é do Japão pensa em sushi, o mais provável é imaginar um maki. O nome “maki” significa “enrolado”, e diz respeito à forma como é feito. O arroz e os restantes conteúdos são dispostos numa alga (nori) e enrolados num cilindro que depois é cortado em pequenos pedaços. Uma variação popular de maki é o Futomaki, que significa “rolos grandes” pelos seus 5cm de diâmetro. Nele, cabem mais recheios para assegurar felicidade extra, e somos encorajados a comer à mão! Experimente a variedade do restaurante Giro – Sabores do Mundo, e o seu brilhante uso de queijo Philadelphia no Futo Giro especial. Esta peça inclui ainda salmão, manga, e mais salmão braseado.
Uramaki (enrolado ao contrário): Uma variação do maki sushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.
Quem criou o uramaki estava a viver um dia do avesso. Os Americanos não eram grandes apreciadores da alga do lado de fora das peças, então decidiram trocar a sua posição com a do arroz, que passou a estar mais junto ao paladar.
O famoso “rolo californiano” é, por norma, recheado com atum, delícias do mar, abacate, maionese, pepino ou cenoura. Na camada exterior de arroz, são acrescentadas sementes de sésamo ou ovas de peixe. Encontram-se uramakis em quase todos os restaurantes asiáticos, mas destacamos aqui a Sushi Shop. Do California Roll Pacific ao French Touch, nesta loja há um uramaki para cada gosto e o Uber Eats aprova todos.
Um pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Uramaki diferencia-se dos outros maki porque o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de nori, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. No Japão, “rolo invertido” seria, na verdade, gyakumaki.
Hossomaki: Hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado em rolos mais finos apenas com um ingrediente, é utilizada somente meia folha de alga.
Um pedaço cilíndrico fino, com o nori na parte externa. O hossomaki típico tem por volta de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Eles são geralmente feitos com apenas um recheio, simplesmente porque não há espaço suficiente para mais de um.
Estes “rolos finos” são uma espécie de miniatura de maki e enchem mais do que parece. Só têm um recheio, que varia entre atum, abacate, cenoura ou pepino. Para treinar a memória: existem pelo menos 4 tipos de hosomaki. Se tiver atum, chama-se tekkamaki. Com pepino, kappamaki. Se usar um atum mais gordo com cebolinho, é um negitoromaki. Por fim, está o curioso tsunamayomaki, com atum e maionese. Para um hosomaki fresquíssimo em sua casa, não há como escapar ao Besushi. Truque: saboreie um kappa para limpar o paladar entre peixe cru e outros tipos de comida.
Futomaki (rolinhos grandes): Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso, com quatro ou mais ingredientes lá dentro, em vez de apenas um como é habitual. É um rolo de sushi maior do que os habituais, sendo quase impossível comer de uma só vez.
Cilíndrico e grande, é um dos sushis mais populares. Possui como recheio uma variada combinação de peixes, folhas e raízes. Tendo tradicionalmente recheios ímpares, é um dos mais apreciados em festivais e datas comemorativas.
Futomaki: é um rolo de sushi maior do que os outros, com quatro ou mais ingredientes lá dentro, em vez de apenas um como é habitual. Os de tamanho médio (dois ingredientes) chamam-se chumaki.
Gunkan sushi: Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi enrolado na folha de alga, não tem qualquer recheio, mas em vez disso tem ovas de peixe por cima.
Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi pequeno, ovalado, similar em tamanho e aparência ao hosomaki. Um punhado de arroz é embrulhado à mão em uma tira de nori, mas, ao invés de o recheio ficar no centro, tem alguns ingredientes, como ovas de peixe empilhados no topo.
Temaki sushi: São rolinhos grandes em forma de cone, formado com o nori (a alga que enrola o sushi) na parte externa e com arroz, peixe cru, abacate ou qualquer tipo de ingrediente que compõe o sushi, a encher o cone até á extremidade mais larga. O Temaki come-se com as mãos.
Para quem não gosta de usar pauzinhos, o temaki é perfeito. O nome vem de “enrolar à mão” e a alga no exterior é montada em forma de cone, com os suculentos ingredientes à espreita. Deve ser comido logo depois de feito, se não a nori fica mais difícil de trincar. E por falar na alga, a maior homenagem feita aos temakis é a do Noori, que se especializou neste tipo de sushi e trouxe um novo ânimo ao “sushi finger food”. Experimente os seus menus noori ou opte por combinados que incluem também outros tipos de sushi. Vai ficar a conhecer o temaki como a palma da sua mão.
Kappamaki: É uma das peças de sushi mais tradicionais, na qual o recheio é apenas pepino em tiras. Foi batizado com este nome em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como sendo o seu alimento preferido.
Recheado apenas com pepino em tiras é um dos mais tradicionais sushis. Foi batizado dessa forma em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido.
Temari sushi: É um tipo de sushi arredondado, onde se pressiona o arroz e o peixe com as mãos usando um plástico até formar uma pequena bola. São os mais fáceis de fazer, sendo os preferidos pelos principiantes na arte de fazer sushi.
Nare sushi: É um tipo de sushi fermentado e é o tradicional sushi do Japão. Com o tempo o nare sushi evoluiu para o oshi sushi e depois para o niguiri sushi.
Uma forma mais antiga de sushi. O peixe é recheado com sal após seus órgão e escamas serem removidos. O peixe passa passa por vários processos, é fermentado por dez dias a um mês. Depois colocado em outro barril, encaixado e colocado em camadas de arroz cozinho no vapor. Então é novamente selados de forma parcial com otosibuta e uma pedra específica. Depois de um processo de mais ou menos 6 meses esse funazushi pode ser comido e pode durar mais de 6 meses.
Oshi sushi: É um tipo de sushi prensado, apresentado em forma de bloco. é feito utilizando um molde em madeira, chamado oshibako.
Um pedaço em forma de bloco usando um molde de madeira, chamado oshibako. Alinha-se o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca.
Nigirizushi (sushi feito à mão)
Pequenos pedaços ligeiramente similares ao sushi prensado ou sushi enrolado, mas feito sem a utilização de makisu ou oshibako. Montar um nigirizushi é surpreendentemente difícil de fazer da forma correta. A forma mais simples é um pequeno bloco de arroz de sushi com uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori.
O chef pressiona o sushi à mão para criar o nigiri que tanto gostamos. O arroz de forma oval leva um topping de peixe cru fresco com uma pitada de wasabi. É dos mais elegantes tipos de sushi, e por vezes até vem com o seu próprio acessório: um cinto fino que une o peixe e o arroz. Mergulhe o peixe no molho de soja, e nunca o arroz. E como uma refeição divinal pede um restaurante de luxo, espreite o Sushic. Sugerimos o nigiri de peixe branco acompanhado por uma dose de sashimi, e depois repita.
No caso do gunkan, um tipo de nigiri, as ovas de peixe são a atração principal. A sua textura delicada conquista, e sublinhamos os gunkans da ementa do Aruki. O de salmão braseado e o de atum spicy são ótimas escolhas a provar, e são entregues em casa tão fresquinhos como no restaurante – um fator indispensável para qualquer admirador de sushi.
Nigirizushi são sushi feitos a mão costumam usar peixe cru para fazer a base ou a capa sobre uma pequena bola de arroz. Na maioria dàs vezes não se usa o nori (folha feita de alga marinha). Sendo assim, iremos ver sushi não enrolados em alga marinha.
Existem vários tipos de sushi que se encaixam a essa categoria ou são parecidos, abaixo esta a lista de sushis e seus Ingredientes principais:
- Maguro – Um corte magro de atum.
- Sake Nigiri – Salmão.
- Toro – Corte da barriga do atum gordo.
- Amaebi – Camarão cru.
- Ika Nigiri – Feito de Lula.
- Hotate Nigiri – Moluscos vieiras.
- Tako Nigiri – Octopus (Tipo de molusco)
- Aji – Feito do peixe Jack Mackerel (Um tipo de cavala.)
- Saba – Feito de Cavalinha.
- Unagi – Enguia grelhada com molho doce.
- Sanma – Feito de Saury do Pacifico.
- Kani Nigiri – Feito de perna de caranguejo.
- Kamaboko kani – Aquelas salsichas de peixe, que dizem que é feito de caranguejo SQN.
- Shako nigiri – Feito de camarão Mantis (Parece uma lacraia).
- Chutoro – Parecido com toro, porém menos gorduroso.
- Iseebi Nigiri – Feito de lagosta.
- Matsubagani – Pernas de Caranguejo Branco.
- Hatahata – Peixes de Areia.
- Kimmedai – Feito do peixe: Splendid alfonsino
- Kisu – Feito do peixe Sillago.
- Kohada – Feito do peixe japonês Gizzard shad.
- Hiramasa – Feito do peixe Yellowtail Amberjack.
- Tsubugai – Feito de Molusco.
- Torigai – Feito de conchas do mar.
- Kurodai – Feito do peixe Pargo Preto.
- Gindara Nigiri – Feito de Peixe-carvão-do-pacífico.
- Namera – Feito do peixe Garoupa.
- Hirame – Peixes Fluke. (Similar aos Solhas).
- Hamaguri – Um tipo de molusco.
- Aoyagi – Um Tipo de Concha.
- Ohyou – Feito de Linguado.
- Akami – Lombo de Atum rabilho.
- Sawara – Cavala espanhola.
- Sakura Niku – Carne de cavalo crua.
- Isaki – Peixe porco Listrado
- Iwashi – Sardinha
- Shiro Maguro – Arum Branco.
- Tairagai – Outro molusco.
- Kazunoko – Ovas de arenque.
- Mirugai – Panopea generosa – Um Molúsculo bem…
- Mategai – Feito de Peixe Lingueirão (Peixe navalha).
- Mamakari – Peixe espadilha.
- Sayori – Feito de peixes Hemiramphidae.
- Masu – Feito de Truta.
- goraz – Peide Goraz.
- Akagai – Feito de Arca de molúsculo.
- Hokkigai – Outro tipo de molúsculo.
- Gyu Nigiri – Feito de Carne (Não crua).
- Kuruma – Feito de Camarão Tigre.
TIPOS DE SUSHI ENROLADO COM NORI
Existem vários tipos de sushi que se encaixam a essa categoria ou são parecidos, abaixo esta a lista de sushi e seu Ingrediente principal.
- Kappa Maki – Recheado de pepino. (Referencia ao monstro Kappa)
- Ikura Gukan – Ova de Salmão.
- Uni – Gônada(Echinoidea) de ouriço-do-mar.
- Hamachi – Feito de um peixe nativo no noroeste do oceano pacifico.
- Tekkamaki – Recheado de Atum.
- California Roll – Um dos raros ocidentais, feito de pepino, kani(salsicha de peixes) e abacate.
- Futomaki – Rolo grosso, que pode ter varios ingrediente, costuma ter ovo, kanpyo, pepino e cogumelos.
- Natto Maki – Recheado de Natto (Soja fermentada).
- Negitoro – Feito de Negi (um tipo de cebolinha) e a barriga de atum.
- Umeboshi – Feito de ume em conversa (amargo).
- Daikon Oshinko Maki – Um tipo de rabanete comprido.
- Mentaiko – Menta + Ovas de bacalhau, e outras variações. Poussui umm gosto forte.
- Shirasu – Anchova ou filhote de sardinha.
- Tsunamayo Maki – Atum com maionese.
- Tobiko Nigiri – Ovas de Peixe Voador.
- Masago – Feito de Ovas de Peixe.
- Gunkanmaki – Uma aglomeração formada por mão de arroz com nori.
- Kanpyomaki – Recheado de Kanpyo em conserva (Tiras de cabaço)
- Noresore – Recheado de Bebê Anago (enguia de água salgada).
- Abokado Maki – Sushi de Abacate.
- Anakyu – Enguia do mar e pepino.
- Namako – Pepino do mar.
- Spicy Tuna Maki – Ocidental feito de pimenta e pimentoes mais atum.
- Umekyu – Pepino e ameixa japonesa em conversa.
OUTROS TIPOS DE SUSHI
Sushi que não foram mencionados na categoria anterior, e que tem algo diferente:
- Anago – Congro (enguia de água salgada)
- Tamagoyaki – Sushi de Ovo Frito
- Inarizushi – Bolinho de tofu frito com recheio de arroz. Batizado em homenagem ao deus Shinto Inari que está associado com tofu frito.
- Temarizushi – Sushi em forma de bolas.
- Sasamaki – Sushi envolto em folha de bambu.
- Yuba Maki – Sushi envolto de pele de tofu.
Inari sushi: É um tipo de sushi recheado, é feita uma caixinha com tofu bem frito, omelete fina ou folhas de couve e recheado com arroz e outros ingredientes diversos.
Um pequeno pacote ou bolsinha cheia de arroz de sushi e outros ingredientes. O pacote é confeccionado de tofu bem frito (abura age), uma omelete fina (fukusazushi), ou folhas de repolho (kanpyo).
Makizushi (sushi enrolado)
Um pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada makisu ou sudare. O makizushi é geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio.
Agora iremos ver sushis do tipo Makizushi ou parecidos. Ou seja, iremos ver tipos de sushi enrolados em um nori(alga) e outros modelos similares. A palavra Makizushi [????] significa literalmente rolo de sushi e existem milhares de maki diferentes.
Não existe apenas uma categoria para definir os maki ou tipos de sushi enrolados em nori. Eles são divididos nas seguintes categorias:
- Hossomaki – rolinhos finos
- Futomaki – rolinhos grandes
- Temaki – rolinhos de mão
- Uramaki – enrolado ao contrário
- Nigirizushi – Feito à mão
- Oshizushi – Prensado
- Gunkanzushi – Navio de guerra
- Inarizushi – sushi espalhado
- Edomae chirashizushi – Espalhado no estilo Edo
- Gomokuzushi – No estilo kansai
- Narezushi – Super trabalhoso.
Chirashi
Chirashi, que significa “dispersa”, é uma tigela de arroz temperado com vinagre e um mix de peixes crus (tipicamente a escolha do chef) e várias guarnições. É rápido e fácil de fazer e conveniente para comer. No Japão, as coberturas variam dependendo da região do país.
Uma tigela de arroz de sushi com outros ingredientes misturados. Também conhecido como barazushi.
Edomae chirashizushi (sushi espalhado no estilo Edo)
Ingredientes crus arranjados de forma artística em cima do arroz na tigela.
Inarizushi
Arroz de sushi com vinagre é servido em um bolso de tofu abura-age – finas fatias de tofu frito. Inari é o deus da raposa da religião xintoísta japonesa, e como as raposas tradicionalmente gostam de abura-age, esse deus empresta seu nome ao sushi
É uma forma mais antiga de sushi. Um peixe é recheado com sal após seus órgãos e escamas serem removidos. Estes peixes são colocados em um barril de madeira mergulhados em sal e comprimidos com um tsukemonoishi pesado ou uma pedra específica. Eles são fermentados por entre dez dias e um mês. Então esses peixes são colocados na água por entre 15 minutos e uma hora. Os peixes são então colocados em outro barril, encaixados e colocados em camadas com arroz cozido no vapor e peixe resfriados. Então eles são novamente selados de forma parcial com otosibuta e uma pedra específica. Conforme os dias passarem, a água fermentada deve ser retirada. Seis meses depois, esses funazushi podem ser comidos, podendo também durar mais de seis meses.
Alguns dos ingredientes mais usados na preparação do sushi:
- Anago: enguia
- Daikon: nabo ralado ou finamente fatiado
- Ebi: camarão cozido
- Gari: gengibre em conserva
- Ika: lula
- Ikura: ovas de salmão
- Sake: salmão
- Shari: arroz pronto para sushi
- Shoyu: molho de soja
- Maguro: atum
- Nori: folhas de alga tostada
- Tamago: omelete fina de ovos
- Tako: polvo
- Toro: atum gordo
- Uni: ouriço do mar
- Wasabi: raiz com um sabor forte e picante, vendida em pó, pronta para ser misturada com água.
Tipos de Sushi Rolls (enrolados)
Muitos dos enrolados de sushi com os quais nos familiarizamos no Brasil, em Portugal e nos EUA são uma versão ocidental do sushi japonês Maki. Não são tradicionais, mas também são deliciosos e vários desses enrolados são hoje também consumidos no Japão.
California Roll
California – este rolo de sushi, criado nos EUA, tem o arroz por fora e a alga por dentro.
California Rolls são como um sushi maki enrolado ao avesso, com uma camada de arroz do lado de fora coberta com gergelim tostado; uma folha de nori no interior, geralmente recheados com abacate ou manga, kani kama (imitação de caranguejo), pepino e às vezes tobiko (ovas de peixe voador).
Tempura Roll
Tempura rolls, como os California rolls, têm o arroz do lado de fora em torno de uma folha de nori contendo camarão frito com tempura junto com vegetais como abacate e pepino.
Spicy Tuna Roll
Spicy Tuna Rolls também tem o arroz do lado de fora, com uma folha de nori no interior, envolvida em torno de atum cru que foi misturado com maionese picante
Dragon Roll
Dragon rolls são semelhantes aos Tempura rolls, pois são recheados com tempura de camarão, abacate, pepino, e têm o arroz do lado de fora polvilhado com sementes de gergelim. Dragon rolls, no entanto, têm finas fatias de abacate por cima do rolo, juntamente com tobiko (ovas de peixe voador), e são regados com maionese picante e molho unagi.
Spider Roll
Os rolos de aranha são feitos com caranguejo de casca mole frito e incluem recheios como pepino, abacate, couve daikon ou alface, ovas e maionese picante
Peixes normalmente utilizados no sushi
Normalmente os restaurantes de sushi utilizam o nome dos peixes e de outros ingredientes em japonês para identificar o principal ingrediente utilizado no sushi.
Ikura: ovas de salmão
Sake: salmão
Kappa: pepino
Maguro: atum magro, mais barato e menos saboroso que o atum gordo
Toro: barriga de atum azil (bluefin tuna); gorduroso e bastante saboroso
Uni: gônadas de ouriço do mar
Hamachi: peixe yellowtail jovem
Ebi: camarão cozido
Amaebi: camarão cru
Tamagoyaki: omelete japonês levemente adocicado, às vezes misturado com peixe picado
Ika: lula
Anago: enguia de água salgada
Unagi: enguia de água doce
Valor Nutricional do Sushi e Contribuições para a Saúde
O peixe cru e o arroz, que são os principais ingredientes do sushi, possuem uma baixa taxa de gordura, e altos índices de vitaminas, minerais, carboidratos, proteína e Omega-3 (nos sushis preparados com peixes). O que já não ocorre nos sushis ocidentalizados, que acrescentam ingredientes tais como abacate, maionese, cream cheese, entre diversos outros.
Ovo, frutos do mar, tofu, e muitos outros recheios usados no sushi integram um alto índice proteico. Além de na maioria dos vegetais, algas e frutos do mar usados são ricos em vitaminas e minerais. Por exemplos, a carne de salmão, que é rica em Vitamina D e gordura saudável, enquanto a carne de camarão é uma fonte excelente de cálcio e iodo. O Gari e o Nori utilizados também para fazer os sushis são riquíssimos em nutrientes essenciais.
Vale lembrar também que estes alimentos crus e ou cozidos (no caso do arroz) são mais saudáveis que as frituras e alimentos muito gordurosos, aumentando ainda mais os efeitos positivos para a alimentação humana. Essa alimentação contribui não só para uma formação óssea melhor, como para um desenvolvimento intelecto-cognitivo mais consolidado e ativo. As contribuições para o sistema cardíaco e vascular são imensas também, diminuindo imensamente o índice de infarto nas regiões onde a população tem hábitos alimentares como este.
E as contribuições para uma vida saudável não param por ai. Ter esse habito alimentar pode também prevenir diversos tipos de cânceres, e doenças de diversas outras origens, como no trato digestivo e intestinal. Não é por acaso que o Japão tem um dos maiores índices de longevidade do mundo, com centenas de caso de indivíduos que tem sobrevida de até 110 anos, ou mais!
Dicas para os Iniciantes em Restaurantes Japoneses
- Não molhar o arroz no shoyu, somente o peixe. Molhar o arroz pode deixar o alimento muito salgado;
- Não morda o sushi pela metade e deixe a outra metade no prato;
- Pode comer os sushis e outros alimentos não úmidos com as mãos, não há nenhuma regra tradicional que o(a) impeça;
- Utilize o oshibori (pano úmido quente) para limpar os dedos a cada sushi comido;
- Se usar hashi, use paralelo ao prato e não pegue por cima;
- Não deixe o hashi largado na mesa, se não tiver o apoio (hashi oki), deixar sobre o prato do shoyu;
- Procure não separar o arroz do peixe, pois vc poderá desmontar a decoração inicial;
- Beba o ban chá e a sopa missoshiro, que são alimentos digestivos e lhe ajudarão a aproveitar melhor os rodízios e a comer mais.
Agora é criar coragem e se aventurar na culinária nipônica. Dê preferência aos restaurantes que trabalham em sistema de rodízio. Quando for a um rodízio japonês evite as frituras e os pratos modificados. Peça os combinados de sushis, um bálsamo para o seu corpo e para seu espírito! Pergunte a procedência dos peixes e veja o local onde são confeccionados os pratos.
A cozinha mundial ficou a ganhar muito com a expansão do sushi e as combinações que dela resultaram. Para além de exóticos, estes pratos ganharam ainda mais fãs por serem um vício saudável. E quanto mais variedades de sushi experimentar, melhor saberá como comer sushi e que peças prefere. O Uber Eats leva-o até si, e a vitória é toda sua. Não há nada como abrir horizontes e não ter de sair de casa!