- 2 gemas
- 6 ovos
- 150 gr de açúcar
- 150 gr de farinha
- 1/2 limão (raspa)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- pão ralado q.b.
- açúcar q.b.
Recheio e Cobertura
- 2 caixas de natas para baterem chantilly
- 2 colheres (sobremesa) açúcar de confeiteiro
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 50gr chocolate preto
- framboesas q.b.
- folhas de hortelã (opcional)
- Pré-aqueça o forno a 190ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal, unte e cubra com um pouquinho de pão ralado, reserve.
- Prepare os ingredientes e comece por bater na batedeira os 6 ovos, as 2 gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
- Desligue a batedeira e adicione a raspa do limão, a farinha peneirada aos poucos, em movimentos lentos, sempre junto às paredes da tigela para que a mistura não perca muito ar, envolvemos tudo muito bem e lentamente, por fim o fermento em pó.
- Vertemos a massa no tabuleiro já untado que reservamos e levamos ao forno que também já está pré-aquecido, cerca de 15 a 20 minutos, não deixe cozer mais.
- Entretanto faça o chantilly: Na taça da batedeira coloque as duas caixas de natas e vá juntando as colheres do açúcar de confeiteiro, quando estiverem consistente junte algumas gotas de limão.
- Derreta o chocolate, deite no chantilly, mexa um pouco para misturar, passe para uma taça e leve ao frigorífico antes de usar.
- Retire do forno desenforme sobre um pano polvilhado, ou papel vegetal polvilhado com açúcar e enrole sobre um dos lados mais estreitos.
- Guarde a torta embrulhada até arrefecer.
- Desenrole a torta e espalhe uma parte do recheio com a espátula e volte a enrolar com cuidado.
- Coloque a torta numa tarteira e cubra com o restante chantilly, decore com framboesas por cimas das frutas chocolate derretido e umas folhas de hortelã.
- Leve ao frigorífico até ser hora de servir.
- Dica: Se desejar pode decorar a torta com raspas de chocolate, ou outras frutas como morangos, cerejas que fica delicioso na mesma.