BOLO:
- 5 ovos
- 200 g de açúcar
- 70 g de farinha
- 1 c. (de café) de fermento em pó
- 30 g de cacau
- Manteiga q.b.
- açúcar q.b.
RECHEIO:
- 200 ml de natas
- 2 c. (de sopa) de açúcar
- 1 c. (de café) de aroma a baunilha
COBERTURA:
- 200 g de chocolate para culinária (tablete)
- 100 ml de natas
- missangas de chocolate q.b.
Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Ligue o forno a 180º C. Bata muito bem os ovos, junte-lhe o açúcar e bata mais um pouco. Peneire a farinha com o fermento e o cacau e envolva-os, delicadamente, no batido de ovos. Verta no tabuleiro e leve a meio do forno a cozer, durante, aproximadamente, 15 minutos.
Decorrido o tempo, retire do forno e polvilhe o bolo com açúcar. Vire-o sobre um pano de cozinha, descole o papel vegetal e deixe arrefecer. Entretanto, bata firmemente as natas e envolva o açúcar e o aroma a baunilha, batendo mais um pouco. Barre a superfície do bolo, já frio, com as mesmas, espalhando bem. Enrole, com a ajuda do pano, até obter uma torta. Reserve no frigorífico enquanto prepara o creme.
Parta o chocolate em pedaços, junte-lhes as natas e leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre, até derreter. Retire e deixe arrefecer um pouco. Coloque a torta sobre um prato, barre-a com o creme e salpique-a com missangas de chocolate. Reserve no frigorífico até ao momento de servir.