Tripas à moda do Porto

Tripas à moda do Porto é o prato mais tradicional da cidade do Porto, sendo confecionado com diferentes tipos de carne (mão de vitela e chispe de porco), tripas (folhos, favos e touca – ou seja, dobrada, como se designa nas regiões mais a sul de Portugal), enchidos diversos e feijão branco. 

Este prato de carne, afamado aquém e além fronteiras de Portugal, foi um dos finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

A receita remonta ao final da Idade Média e está intimamente relacionada com a história da cidade e dos seus habitantes.

Além de ser uma das glórias do Porto, o prato daria o nome aos habitantes da cidade, conhecidos vulgarmente por tripeiros.  

Na altura em que foi criada a receita, a carne não tinha os acompanhamentos da receita atual, até porque o feijão foi introduzido em Portugal após esta época, já na sequência dos Descobrimentos Portugueses; na época, as tripas eram simplesmente acompanhadas com fatias de pão escuro.

» Delicie-se também com:   A Melhor Lampreia do Mundo

De entre as várias lendas associadas à criação do prato, a que parece ser efetivamente verídica é a de que o povo, aquando da partida das naus para os Descobrimentos, terá respondido ao apelo  do Infante Dom Henrique, fornecendo as embarcações e enchendo as barricas de madeira com carne salgada.

Para o seu consumo, a população ficou somente com as miudezas para confecionar, incluindo as tripas. Foi com elas que tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim este prato, também ele símbolo da capacidade de resistência e adaptação da população portuense.

Antes de serem confecionadas, as tripas de ser bem lavadas com água e sal, fervidas durante 10 minutos e cozinhadas em nova água até ficarem tenras.

» Delicie-se também com:   Pudim do Abade de Priscos

Há mesmo quem diga que ficam melhores se forem congeladas depois de limpas, sendo cozinhadas uma semana depois.

 

  • 1kg de dobrada (tripas de vitela)
  • 2 cenouras médias aos cubos
  • 150gr de bacon aos cubos
  • 1 chouriço de carne
  • 1 morcela
  • 1 cebola média picada
  • 2 latas grandes de feijão branco
  • 1 folha de louro
  • salsa picada q.b
  • azeite q.b
  • sal q.b.
 
  1. Cozer a dobrada com sal e água. Num tacho deitar o azeite a tapar o fundo, a cebola, o louro, quando começar a refogar juntar a cenoura , o chouriço, o bacon, salsa e mexer sempre até começar a ficar com cor.
  2. Deitar o caldo de uma das latas de feijão e deixar cozinhar uns cinco minutos.
  3. Depois juntar a dobrada cozida e cortada aos bocados, juntar o feijão e o caldo, mexer, ajustar o sal e deixar cozinhar para misturar sabores e apurar.
» Delicie-se também com:   Frango à moda de Braga
Veja também:
5/5 - (28 votes)
Gostou desta receita? Classifique e Partilhe-a com os(as) Amigos(as)!