- 200 g feijão-frade seco
- 2 trutas (+/- 500g cada)
- 1 c. de sopa sal
- 2 c. de sopa farinha de trigo
- 4 c. de sopa azeite
- 8 dentes de alho
- 2 cebolas
- 2 cenouras
- 1 folha de louro
- 1 dl vinho branco
- 1 dl vinagre
- 1 molho de grelos
- Demolhe o feijão-frade em água de um dia para o outro. Escorra-o, coloque-o num tacho, cubra com água e tempere com 1 colher de chá de sal. Leve ao lume e deixe ferver em lume moderado a brando, com o tacho tapado, durante 45 minutos ou até o feijão estar macio. Escorra-o e reserve.
- Lave as trutas por dentro e por fora e enxugue-as com papel de cozinha. Tempere-as com 1 colher de chá de sal e passe-as por farinha, sacudindo o excesso.
- Numa frigideira larga, frite as trutas de ambos os lados sobre lume moderado em 2 colheres de sopa de azeite.
- Descasque metade dos dentes de alho e as cebolas. Pele as cenouras. Corte tudo em rodelas finas.
- Retire as trutas e coloque-as numa travessa funda. Limpe a frigideira com papel de cozinha. Deite mais 1 colher de sopa de azeite e salteie os dentes de alho, as cebolas, as cenouras em rodelas e a folha de louro. Deixe amolecer a cebola em lume brando.
- Regue com o vinho branco e o vinagre, tempere com uma pitada de sal e pimenta e deixe ferver suavemente até os legumes estarem macios. Deite sobre as trutas e deixe arrefecer.
- Numa panela com água coza os grelos, escolhidos e lavados e ferva 10 minutos. Escorra e esprema muito bem os grelos. Pique-os grosseiramente.
- Esborrache os restantes dentes de alho e leve-os ao lume numa frigideira com 1 colher de sopa de azeite. Junte os grelos e salteie-os, mexendo de vez em quando, até estarem tenros.
- Sirva as trutas já frias, acompanhadas com os grelos salteados e o feijão-frade cozido.